Polícia

Pacto Lajeado pela Paz será lançado no dia 10 de junho

Iniciativa da Prefeitura e entidades parceiras será apresentada no auditório do Sicredi

Créditos: da redação

LAJEADO | O Projeto Pacto Lajeado pela Paz, uma iniciativa da Prefeitura de Lajeado em parceria com diversas entidades, terá seu lançamento oficial na próxima segunda-feira, às 19h, no auditório do Sicredi Integração, localizado na Avenida Piraí, 97, Bairro São Cristóvão.

O Pacto é um movimento multissetorial que tem como objetivo estimular e promover a criação de uma cultura de paz no município, com o objetivo maior de prevenir a violência. Envolvendo diversas entidades e agentes policiais e fiscalizadores, o Pacto está alicerçado em cinco eixos estruturantes, que são: Prevenção Social, Urbanismo, Fiscalização Administrativa, Tecnologia e Policiamento e Justiça.

Em diferentes encontros, o projeto já foi apresentado para autoridades municipais e estaduais, lideranças comunitárias, diretores e coordenadores de escolas de Lajeado, coordenadores de cursos da Univates, bem como para líderes de organizações religiosas. A ideia é que a cultura de paz só se desenvolverá com a participação de toda a comunidade.

O projeto está sendo desenvolvido e será apresentado na próxima segunda-feira pelo consultor Alberto Kopittke, diretor executivo do Instituto Cidade Segura, ONG que atua na área da segurança pública, contratado pela Prefeitura de Lajeado para ajudar na condução do programa. Ele ajudará, especialmente, na criação de um Sistema Municipal de Prevenção, que funcionará com base em indicadores subdividindo em três níveis - primário, secundário e terciário - os esforços com foco na prevenção à violência em Lajeado. Já a coordenação executiva do Pacto pela Paz está a cargo da servidora municipal Beatriz Bigaton.


Detalhe

O Pacto Lajeado pela Paz já está em desenvolvimento em cidades com Pelotas, Niterói (RJ) e Fortaleza e outras 20 cidades da região metropolitana do Ceará. Com base em metodologia baseada em evidências (comprovação dos efeitos e do resultado das ações), o projeto atua em ações para prevenir a violência desde a gestação da criança até ações voltadas a jovens com comportamento violento. O objetivo é agir antes para prevenir problemas mais graves no futuro.

Comments

SEE ALSO ...