Polícia

Susepe faz revista geral no presídio e transfere detentos

Ação ocorreu dias depois de um princípio de rebelião no estabelecimento

Créditos: Natália Nissen

Encantado - Seis apenados do Presídio Estadual de Encantado foram transferidos na tarde de ontem (11), após uma revista geral na galeria do regime fechado. De acordo com o administrador da casa, Gustavo Hamann de Freitas, os detentos foram encaminhados para outros estabelecimentos da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (8ª DPR) de Santa Cruz do Sul. A remoção deles leva em consideração a liderança negativa que têm sobre os demais presos e a necessidade de manutenção da disciplina no local.

A revista foi feita por agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), com apoio da Brigada Militar (BM). Nas celas foram apreendidos 11 celulares, três baterias, cinco carregadores, dois fones de ouvido, cinco chips de celular, 13 facas artesanais, 17 talheres e 59 comprimidos de Viagra. Conforme o administrador, as revistas fazem parte da rotina do estabelecimento e são feitas sempre que possível para retirar material ilícito de posse dos presos e manter a disciplina.

Freitas destaca que o presídio abriga 93 homens em regime fechado, enquanto a capacidade estrutural projetada é para 36 pessoas. No final da tarde de sábado (8), os agentes penitenciários e policiais militares controlaram um princípio de rebelião no local. Segundo a BM, apenados teriam arremessado pedras contra a guarita e ateado fogo em colchões, iniciando um motim. Na ocasião, ninguém ficou ferido.

Saiba Mais
O Cadastro Nacional de Inspeções nos Estabelecimentos Penais (CNIEP), do Conselho Nacional de Justiça, classifica as condições do presídio de Encantado como péssimas. O relatório de cada estabelecimento considera dados como quantidade de presos e capacidade de engenharia; número de servidores; quantidade de fugas; tipos de assistências prestadas aos detentos; e equipamentos de segurança, entre outros aspectos.

Comentários

VEJA TAMBÉM...