Política

Governo estadual emite nota sobre vídeo divulgado em convenção do MDB

Imagem do Presídio Feminino de Lajeado foi utilizada no lançamento da candidatura de José Ivo Sartori

Créditos: Redação
- Lidiane Mallmann/arquivo O Informativo do Vale

Porto Alegre - O governo do Estado, por meio da assessoria de comunicação, emitiu uma nota de esclarecimento sobre o vídeo divulgado na convenção do MDB, no último domingo. O comunicado é uma resposta à polêmica envolvendo o trecho do vídeo que dá a entender que a construção do Presídio Feminino de Lajeado é uma obra do Executivo estadual. "No sistema prisional, Sartori concluiu o moderno complexo de Canoas, para quase três mil apenados, e iniciou a construção do presídio de Bento Gonçalves. Lajeado ganhou um presídio feminino e reformas revitalizaram as unidades de Santiago e Camaquã", diz a narração.

Em nota, o governo afirma que não produziu o material nem divulgou vídeo afirmando que a obra é do executivo. Ontem, o deputado estadual Enio Bacci (PDT) cobrou que o governador do Estado peça desculpas para a comunidade de Lajeado. Em notícia publicada no blog do jornalista Felipe Vieira, o diretor do Foro da Comarca de Lajeado, juiz Luís Antônio de Abreu Johnson, disse ter sido pego de surpresa com o vídeo e que a comunidade de Lajeado e do Vale do Taquari construiu e entregou ao Estado o presídio. Ele afirmou que espera que Sartori e o secretário de Segurança, Cezar Schirmer, determinem a retirada da veiculação desta parte do vídeo.

Já a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) informou que não irá se posicionar sobre o caso porque o material não diz respeito ao órgão.

Confira a nota na íntegra:

Em relação a informação veiculada esta manhã, no programa Atualidade da Rádio Gaúcha, sobre o Presídio Feminino de Lajeado, o Governo do Estado esclarece que não produziu nem divulgou vídeo afirmando que a obra é do executivo. Em publicação sobre as ações de Governo, divulgadas no início deste ano, na página 12, consta "Lajeado: Foi inaugurado um presídio feminino em parceria com a comunidade local, Poder Judiciário e Prefeitura". Para esta iniciativa, o Governo participou com equipamentos, mobiliário e efetivo.

GABINETE DO GOVERNADOR
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
 

Outra nota encaminhada ao O Informativo do Vale nesta quinta-feira, destaca o posicionamento da Coligação RS No Rumo Certo:

Em atenção ao comentário veiculado no programa Atualidade (Rádio Gaúcha), na manhã desta quarta-feira (8), esclarecemos que:
O referido vídeo foi produzido pela pré-campanha para exibição exclusiva na convenção do MDB, realizada no domingo (5).
A construção do Presídio Feminino de Lajeado, com capacidade para 84 vagas, é uma iniciativa louvável da comunidade local, do Poder Judiciário e da prefeitura.
Cabe ao Estado a manutenção da casa prisional.
Ressaltamos que, no vídeo, não afirmamos que o governo do Estado construiu o presídio, mas que a cidade ganhou a unidade.
Pedimos, gentilmente, que seja dada atenção ao assunto.

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...