Política

Senadora Ana Amélia Lemos visita o Vale do Taquari

Candidata à reeleição, progressista passa pelos municípios de Lajeado, Estrela e Encantado

Créditos: Julian Kober
- Julian Kober

Vale do Taquari - A senadora Ana Amélia Lemos, do Partido Progressista (PP/RS), que concorre à reeleição, realizou visitas a três municípios do Vale do Taquari no dia de ontem. Pela manhã, esteve na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela, onde conversou com prefeitos, vereadores, empreendedores e lideranças comunitárias. Depois, foi ao Clube Comercial de Encantado, em um evento promovido pela Associação Comercial e Industrial (Aci-e). Na parte da tarde, a gaúcha esteve em Lajeado, onde conversou com o prefeito Marcelo Caumo, e os dirigentes do Hospital Bruno Born (HBB), que entregaram demandas para a senadora, que serão levadas a Brasília. 

Após a reunião, a progressista visitou a redação do jornal O Informativo do Vale, onde foi recebida pela diretora, Ivone Villa; a gerente de mercado, Miriam Volkmer Destefani; e o consultor executivo, Gilberto Alves Soares. O prefeito Marcelo Caumo, a vice Gláucia Schumacher e a presidente do Partido Progressista (PP), Eliana Ahlert Heberle, a acompanhavam. 

Ao analisar o cenário político atual, Ana Amélia acredita que existe uma clima de incertezas e de tensão até as eleições em outubro. "Não só como senadora, mas como cidadã, estou tão perplexa quanto qualquer um de vocês. Se me perguntarem o que vai acontecer, eu também quero saber. A única certeza que eu tenho, como parlamentar, é que nós não podemos nos aventurar a nenhum risco institucional. Não podemos aceitar nenhuma forma de violação de uma institucionalidade que nós estamos vivendo hoje", comenta.

Ela também fez elogios à Operação Lava Jato, que considera algo inédito no país. "A operação colocou na cadeia um ex-presidente e alguns dos maiores empresários do país. E nós vimos isso acontecer numa total normalidade. Isso nos dá esperança e mostra que o nosso país não é tão ruim assim e que nós temos instituições funcionando."

Papel do eleitor
Ana Amélia Lemos destaca que os eleitores devem fazer uma análise precisa dos candidatos que escolherão em outubro, especialmente para os que irão ocupar uma cadeira no Congresso Nacional. "Estamos nos concentrando equivocadamente nos candidatos para Presidência. Não estamos nos dando conta de que a eleição da Câmara Federal é tão ou mais importante que a para presidente, porque é ali que se decide também tudo sobre leis e o que o país vai fazer", frisa.

O aumento de abstenções, votos brancos e nulos preocupa a candidata à reeleição. "A frustração da sociedade com a classe política está fomentando um movimento para anular o voto, votar em branco e a abstenção. Esse é o maior risco que estamos correndo hoje. Porque, na democracia, a única forma que você tem para superar o problema ou para mudar o Brasil é pelo voto, não tem outro."

A progressista também faz um apelo aos eleitores. "Se existem corruptos no Congresso é porque existem aqui fora. Não podemos terceirizar a ética. Não é só lá que precisar ter pessoas éticas. O cidadão, antes de cobrar dos políticos, precisa fazer a sua parte também."

Emendas parlamentares
Segundo a progressista, ela já enviou para os municípios do Vale do Taquari mais de R$ 7 milhões de recursos federais em emendas destinadas por seu gabinete. Além disso, anunciou outros R$ 300 mil para investimentos em infraestrutura para o município de Lajeado. Ana Améia Lemos conta que, após assumir o cargo de senadora, percebeu a relevância destes recursos. "Quando se usa corretamente a emenda e quem recebe aplica corretamente, mostra que você pode usar um instrumento esse para área relevantes."

Saiba mais
Natural de Lagoa Vermelha, Ana Amélia Lemos é formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Depois de quase 40 anos atuando como jornalista, dos quais 33 na RBS, decidiu concorrer pela primeira vez, em 2010 a um cargo eletivo, sendo eleita senadora pelo PP/RS com 3.401.241 votos.

Comentários

VEJA TAMBÉM...