Política

Vereadores fazem encontro para discutir concessão da BR-386

Presidente do Codevat, Cíntia Agostini, fez palestra em evento microrregional

Créditos: Natalia Nissen
DEBATE: encontro abordou impactos da concessão da BR-386 para os municípios - divulgação

Taquari - Representantes dos Legislativos participaram do 1º Encontro Microrregional de Vereadores de Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Tabaí e Taquari, na Câmara do município, na manhã de sábado. A reunião abordou os termos da concessão da Rodovia da Integração do Sul, que abrange a BR-386, BR-101, BR-448 e BR-290. O tema é de interesse dos municípios, já que todos possuem limites com a BR-386.

A presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini, foi a convidada para palestrar aos vereadores. Ela apresentou a proposta de alterações para o projeto inicial de concessão da rodovia, que está em análise no Tribunal de Contas da União (TCU) e deve ter edital lançado até o fim do ano. A documentação foi avaliada por uma equipe técnica e inclui cláusulas de recuperação, manutenção e duplicação de trechos da BR-386, com investimentos superiores a R$ 15 bilhões. Outro ponto abordado no encontro é o deslocamento de praças de pedágio previstas anteriormente e a uniformização de tarifas.

No evento, proposto pelo vereador Leandro Mariante, os vereadores puderam esclarecer dúvidas em relação ao processo de concessão das estradas e como os municípios podem ser afetados pelas mudanças previstas no projeto. Além disso, foi sugerido que outras cidades da região também tenham debates para discutir o modelo de concessão.

O prefeito de Taquari, Emanuel Hassen, o Maneco, também participou do encontro e citou os impactos econômicos que os municípios do Vale do Taquari poderão sofrer com a concessão. Os vereadores deverão redigir uma carta aberta à comunidade para apresentar as definições do evento.

Comentários

VEJA TAMBÉM...