Reportagens Especiais

O futuro nas mãos dos eleitores

Mais de 270 mil eleitores vão às urnas no Vale do Taquari. Saiba os horários e o que pode e o que não...


A democracia não é coisa feita. Ela é sempre uma coisa que se está fazendo. Daí porque ela é um processo em ascensão. É a experiência de cada dia que dita o melhor caminho para ela ir atendendo às necessidades coletivas. O que há de belo nela é isto. É que ela tem condições de crescer, segundo a boa prática que fizemos dela. O pensamento, de Teotônio Vilela, o "menestrel das Alagoas", reflete especialmente o momento que o país vive. E neste processo, na busca do melhor caminho, os mais de 138 milhões de eleitores espalhados pelo país vão escolher, neste domingo, seus representantes para os próximos anos, entre os mais de 15,6 mil candidatos a prefeito e os mais de 449 mil candidatos a vereador.
Nos 38 municípios da região, considerando a área de abrangência do jornal O Informativo, são mais de 277 mil eleitores, que vão definir quem serão os mandatários de suas cidades. Oitenta e cinco candidatos a prefeito e vice disputam a preferência do eleitorado, que vai eleger também seus representantes nas Câmaras de Vereadores. Em Lajeado, o maior colégio eleitoral da região, são 53.048 eleitores. No Legislativo são 15 vagas. Em Estrela são 13 cadeiras, e em Arroio do Meio, Encantado, Taquari e Teutônia, 11. Nos demais municípios, as câmaras têm nove vagas.
Neste processo de construção democrática, a responsabilidade está nas mãos de cada eleitor ou eleitora. Nos últimos três meses, candidatos e candidatas apresentaram propostas e projetos que pretendem realizar para melhorar a vida de suas comunidades. A decisão, agora, está nas mãos de cada eleitor.

Disque-Eleições tem horário ampliado no fim de semana
O Disque-Eleições, serviço de informação ao eleitor do TRE-RS, terá horário de funcionamento ampliado neste fim de semana das eleições. Hoje, o atendimento começará às 9h e se estenderá até as 22h. No dia do pleito iniciará as atividades às 7h e se encerrará apenas ao fim da votação, às 17h. Os eleitores do interior podem obter informações pelo (51) 3016-5050, como os locais de votação, uso da urna eletrônica, condutas vedadas no dia da eleição, atribuições dos mesários, proibição da boca de urna, entre outros temas.

O que pode e o que não pode hoje e amanhã
- Arregimentação de eleitor e boca de urna no dia da eleição é crime. Detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

- Carreata, passeata e carros de som: permitidos até as 22h deste sábado, sendo proibida a utilização de microfones para transformar o ato em comício. No dia da eleição é crime, com a mesma pena da arregimentação de eleitor ou boca de urna.

- Eleitores: podem realizar, no dia das eleições, manifestação individual e silenciosa, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

- Votação: na cabine de votação, os eleitores não podem portar quaisquer aparelhos eletrônicos que possam comprometer o sigilo do voto. É proibido, na cabine, o uso de celular e máquina fotográfica.

- Propaganda na internet: não há vedação para veiculação, desde que gratuita, inclusive no dia da eleição, sendo possível a sua manutenção no site, blog ou outros meios eletrônicos de comunicação do candidato ou no site do partido.

- Fiscais partidários: aos fiscais partidários, nos trabalhos de votação, só é permitido que, em seus crachás, constem o nome e a sigla do partido político ou coligação (sem o número), vedada a padronização do vestuário.

- Impedir o exercício de propaganda lícita: conduta criminosa punível com detenção de até seis meses e pagamento de 30 a 60 dias-multa.

- Folhetos, volantes e outros impressos: permitida a distribuição até as 22h de hoje. No dia da eleição é crime, com as mesmas penas previstas no caso de arregimentação de eleitores e boca de urna.

- Inutilizar, alterar ou perturbar propaganda lícita: conduta criminosa punível com detenção de até seis meses ou pagamento de 90 a 120 dias-multa.

- Propaganda fixa: não há vedação para a veiculação, inclusive no dia da eleição, desde que em bens particulares, com autorização do proprietário, de forma gratuita e respeitando o limite de quatro metros quadrados.

- Transporte de eleitores: é proibido o transporte gratuito de eleitores com finalidade de aliciamento, desde o dia anterior até o posterior à eleição. A pena por esta infração é de reclusão, de quatro a seis anos. Em caso de deficiência de veículos para efetuar o transporte, a Justiça Eleitoral deve requisitá-los.

Atenção eleitores
Horário de votação: das 8h às 17h.
 Obrigatoriedade do voto: o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e para aqueles que estão com idade entre 16 e 18 anos.
 Documentos necessários: o eleitor deve apresentar documento com foto (carteira de identidade, carteira de motorista ou de trabalho).
 Seções eleitorais: para saber sua seção eleitoral, o eleitor pode acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), no Portal do Eleitor. O site do tribunal é www.tre-rs.gov.br
 Ordem de votação: a urna eletrônica exibirá ao eleitor, primeiramente, o painel relativo à eleição proporcional e, em seguida, o referente à eleição majoritária, ou seja, primeiro o voto é para vereador, e depois, para prefeito.
 Cola: o eleitor pode levar o santinho com os números dos seus candidatos. A chamada "cola" facilita e torna mais ágil o processo de votação.
 Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida: podem ter ajuda de uma pessoa de sua confiança para votar, ainda que não o tenham requerido antecipadamente ao juiz eleitoral.

Justificativa eleitoral
Os eleitores que se encontrarem fora de seu domicílio eleitoral neste domingo podem justificar sua ausência às urnas em qualquer seção do Estado. Para justificar o voto no dia da eleição, o eleitor deve comparecer à seção mais próxima ou a uma mesa receptora de justificativa para apresentar ao mesário o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral devidamente preenchido, com seu título de eleitor ou documento oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, funcional ou certificado de reservista). Mesmo que o eleitor não esteja portando seu título, deverá saber o número de sua inscrição eleitoral. O formulário para justificativa está à disposição - gratuitamente - nos Cartórios Eleitorais, nas Centrais de Atendimento ao Eleitor ou no site do TSE.

Acompanhe a cobertura
A equipe de reportagem do jornal O Informativo irá abastecer amanhã, a partir das primeiras horas do dia, as redes sociais e o site do veículo com informações da região e cobertura multimídia sobre as eleições. Os leitores estão convidados a contribuir enviando fotos, informações e curiosidades para o [email protected] À noite, o trabalho se intensifica com as apurações dos resultados, festas da vitória e as novidades que forem surgindo.

Acesse
www.informativo.com.br
www.facebook.com.br/jornaloinformativo

No Twitter:
@Informativo_VT
#EleiçõesnoVale2012

Domingo de calor não só nas urnas
Quem for exercer o seu direito de cidadão no domingo vai ter que enfrentar temperaturas altas, superando os 30°C. A sensação de calor e abafamento deve ultrapassar as ruas e chegar até as seções eleitorais.
De acordo com o Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, hoje, o calor também estará presente. O ar quente de origem tropical continuará influenciando nas condições do tempo, assim, as temperaturas permanecerão elevadas e devem superar os 30°C durante as tardes em vários pontos do Vale do Taquari. Amanhã, as máximas podem oscilar ao redor dos 32°C.
Além disso, a umidade também volta a aumentar na região neste fim de semana, com a aproximação de uma forte instabilidade ao sul do Estado. No Vale do Taquari, haverá uma mescla de sol e nuvens. E, em razão da atmosfera estar mais aquecida e a umidade mais elevada, também haverá possibilidade de pancadas de chuva, mas de forma rápida e isolada, especialmente da tarde para noite. As chuvas mais significativas neste fim de semana se concentrarão nas fronteiras sul e oeste do Estado. Para a primeira metade da próxima semana, o tempo deve permanecer instável, quando para a região os prognósticos, no momento, indicam chuva mais significativa e até risco de temporais.

Comentários

VEJA TAMBÉM...