Reportagens Especiais

Westfália completa 21 anos

Município traz índices de destaque regional e estadual

Créditos: Carolina Schmidt
- divulgação

Westfália - Ao chegar, aos 21 anos de emancipação política, hoje, Westfália traz índices que orgulham a sua comunidade e que colocam o município em local de destaque no Vale do Taquari e Estado pela economia, Produto Interno Bruto (PIB) e longevidade ativa.

 

Conforme o prefeito Otavio Landmeier (PMDB), a atividade agrícola da cidade é a segunda maior por área no Rio Grande do Sul. "Esses resultados, são graças ao nosso agricultor que é muito empreendedor e consegue uma boa produtividade em pequenas áreas." Ele cita setores como a produção leiteira, suinocultura, avicultura e hortifrutigranjeiros como os principais. As indústrias, representada também por frigoríficos, metalúrgicas, fábrica de móveis e serraria; comércio e serviços também ocupam um espaço importante na economia do município. "Todos ocupam um lugar importante na cidade, desde o agricultor até o operário de fábrica."

 

Outro setor que tem destaque é o da educação. Conforme o prefeito, o resultado positivo é pelo envolvimento de cooperativas, entidades e Escola de Teutônia que tem um número expressivo de alunos no curso Técnico Agrícola com origem em Westfália.

 

Em relação aos números, o PIB per capita é de R$ 38 mil, segundo dados de 2014 da Fundação de Economia e Estatística. A previsão de orçamento para este ano é de R$ 19,950 milhões. "Na região, somos o quinto município em PIB per capita e no estado estamos na colocação 79", explica Landmeier.

 

Westfália também é referência no Vale para quem está na terceira idade. O atendimento qualificado de saúde e assistência social é destacado pelo prefeito como as características que justificam os bons índices. Os grupos da melhor idade, as atividades de recreações e bailes oportunizam qualidade de vida e fazem com que pessoas com mais de 60 anos tenham qualidade de vida.

 

Landmeier, que já foi por dois mandatos vereador e vice-prefeito, está otimista para os próximos quatro anos. "Em vez de falarmos em problemas, iremos discutir soluções. Tenho uma boa equipe de trabalho e em conjunto com a Câmara de Vereadores e comunidade tenho certeza que faremos uma ótima administração. Meu compromisso é com o povo."

 

Ele frisa também que, mesmo a cidade tendo o destaque no Vale do Taquari e Estado, ocorrerão dificuldades. No entanto, com a união dos setores a solução é possível. "Temos uma receita satisfatória para passar por esse momento de crise, para isso, a melhor receita é o trabalho."

 

Programação

 

As festividades alusivas ao aniversário começarão às 9h30min de hoje. Durante o dia, a programação ocorrerá no parque municipal de eventos. Haverá momento cívico, piquenique de integração, etapa final da Gincana Germânica, tendas divertidas e brinquedos infláveis.

 

À noite, a partir das 19h, a programação continuará com sessão solene de aniversário, no Esporte Clube Juventude, de Linha Berlim. Serão homenageados Alcido Lindemann, Lucildo Ahlert, Norberto Grave e Liane Brackmann, além de Arnoldo Brune (in memoriam), Coral Municipal, grupo Voluntárias Amigas, grupo Amigos do Sapato de Pau, e grupo de aplicadores de BTI.

 

Também é comemorado o Dia do Dialeto Sapato de Pau. Para marcar o aniversário, a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto organizou uma Gincana Germânica, cujo objetivo é resgatar as tradições dos antepassados, por meio de estudos teóricos e jogos com sapato de pau. As atividades envolvem estudantes do 6º ao 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Schmidt, do Centro. Ao todo, são seis equipes, que já receberam tarefas. Em sala de aula, os alunos estudam a história de Westfália, suas tradições, seus costumes, seus símbolos e seu dialeto.

 

Na parte da tarde, no parque municipal de eventos, serão realizados os jogos, que encerrarão a gincana.

Comentários

VEJA TAMBÉM...