Reportagens Especiais

Zé Iran tem vantagem em Cruzeiro do Sul

Grupo Independente e Jornal O Informativo divulgam terceira pesquisa eleitoral encomendada junto ao Instituto Methodus


Cruzeiro do Sul - A eleição está sendo bastante disputada em Cruzeiro do Sul. A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Methodus, e encomendada pelo Grupo Independente e Jornal O Informativo mostra empate técnico na espontânea entre os três candidatos, já que a margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. O primeiro e o segundo colocados têm praticamente o mesmo índice de intenção de voto na espontânea: José Iran Maria (PMDB) atinge 18,5% e Cesar Leandro Marmitt (PP) tem 18%. Em terceiro, aparece Jorge Alfredo Siebenborn (PDT), com 16,5%.

Na estimulada, o cenário se repete, com diferença de 8% entre o primeiro e o terceiro colocado, e de 5,2% de Zé Iran para Dingola, como se denomina o segundo colocado Cesar Marmitt. O número de eleitores que ainda não sabe em quem votar para prefeito é de 43,5% na espontânea e de 8% na estimulada, sendo os menores índices registrados até agora no comparativo com as pesquisas realizadas em Encantado e Estrela, que apontavam 11,8% de eleitores que não sabiam em quem votar na estimulada em Encantado e outros 10,8% em Estrela.

Quando a pergunta trata do interesse nas eleições em Cruzeiro do Sul também há mais pessoas interessadas nesta cidade do que o verificado em Encantado e Estrela. O resultado mostra que 28,5% da população cruzeirense diz estar muito interessada, quase 10% a mais do que em Encantado (19,8%) e quase 15% a mais do que em Estrela (14%). Na rejeição, Siebenborn é quem tem o maior percentual, recebendo 23,5% das citações. Zé Iran fica com 19,3% e Cesar Marmitt, 17%.

 

Saiba mais

É a terceira pesquisa publicada pelo Grupo Independente e Jornal O Informativo, e a primeira de Cruzeiro do Sul. A cidade terá mais uma pesquisa, em setembro, assim como os municípios de Encantado, Estrela, Arroio do Meio e Teutônia. Somente Lajeado terá três - a terceira em outubro. A pesquisa realizada em Cruzeiro do Sul foi coletada nos dias 11 e 12 de julho, ouvindo 400 pessoas. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número do protocolo RS-00036/2012.

 

Mudança para quase 68% da população

Pelo menos 60,3% dos eleitores de Cruzeiro do Sul dizem acreditar que o município está no rumo certo, 36% falam em rumo errado e outros 3,8% não souberam opinar. Mas, apesar da aprovação, há um sentimento de mudança para a grande maioria da população: 67,8% sugere alteração de todas as políticas ou da grande maioria delas. Há outros 27% que querem pequenas mudanças.

Na avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff, a maioria aprova, sendo que quase 36% considera regular. Quanto ao governo de Tarso Genro, o índice de bom e ótimo é superior ao quadro negativo, somando 45,7%, apesar de o índice bom ser igual ao de regular - 42%.

 

41,8% da população quer melhoria em vias nos bairros

Assim como em Encantado e em Estrela, a reivindicação nos bairros é por melhorias em asfalto/pavimentação/estradas. É o problema que aparece no topo da lista, bem acima dos demais citados, com 41,8% das indicações. A saúde, repetindo também a mesma posição nas pesquisas das outras duas cidades, aparece em segundo lugar, mas, em Cruzeiro do Sul, com uma expressiva diferença frente ao primeiro lugar. Na sequência, a limpeza urbana e a coleta de lixo aparecem como problema também. Outros 11 itens são citados com mais de 0,5% de apontamento. Com menos do que este percentual aparecem assistência social, atendimento na prefeitura, estacionamentos, falta de investimento e sinalização.

Como área prioritária de investimento considerando a cidade, destaca-se o atendimento à saúde, com média de 6,22, seguido pelo asfalto e pavimentação (5,05). A segurança vem logo atrás, com 2,89. Esta média é ponderada e foi calculada a partir dos valores atribuídos à escala de importância, ou seja, a primeira colocação recebeu peso 10 e a última, 0 (zero).

 

Água e educação: os melhores. Combate à drogadição, o pior

Na mesma pesquisa houve avaliação quanto aos serviços hoje disponibilizados no município. O abastecimento de água foi o mais elogiado, citado como bom e ótimo por 80,6% dos eleitores. A educação municipal vem na sequência, com 67,5% nestes mesmos conceitos.  

Na outra ponta da tabela, com avaliação péssima e ruim por 50,5% da população e outros 29,7% como regular, aparece o combate a drogadição. Apenas 19,8% elogiaram a qualidade do serviço, sendo este a única área que não levou nenhuma indicação como ótimo nas três pesquisas publicadas.

 

Maior índice de interesse

Considerando as três pesquisas já publicadas - Encantado, Estrela e Cruzeiro do Sul - a população cruzeirense aparece como a mais interessada no pleito de outubro. Isso porque 28,5% da população diz estar muito interessada. Outros 52,8% dizem estar pouco, e 18,8% afirmam não estar nada interessados. Este é o menor índice de desinteresse considerando as três cidades.

Quase 20% dos eleitores dizem que não se informam sobre o candidato em que votam. Dos que avaliam, os projetos e propostas do candidato aparecem como os itens mais importantes para os eleitores de Cruzeiro do Sul, com 49%. Em segundo está o histórico, com 36,5%, e a experiência com 20%.

Amigos e parentes, assim como em Estrela, são as principais fontes de busca de informações na hora de escolher o candidato para 54,8% dos cruzeirenses. Outros 33,6% procuram os jornais e 30,8% se informam a partir do horário eleitoral gratuito na rádio.

 

 

Ficha Técnica da Pesquisa

 

Período de realização da pesquisa Dias 11 e 12 de julho de 2012

Margem de erro 5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos em um intervalo de confiança de 95%

Número de entrevistas 400 entrevistas

Nome do contratante

Rede Vale de Comunicação Ltda. e Rádio Independente Ltda.

Nome da empresa que realizou a pesquisa Instituto Methodus Análise de Mercado SS Ltda.

Número do registro RS-00036/2012

Data para divulgação 17 de julho de 2012

 

 

Próximas pesquisas

Arroio do Meio - amanhã, dia 18

Lajeado - quinta-feira, dia 19

Teutônia - sexta-feira, dia 20

Comentários

VEJA TAMBÉM...