Esporte

Duelo de comandantes

Gre-Nal 418 será a primeira batalha entre Renato Portaluppi e Odair Hellmann do ano

Créditos: Guilherme Rossini
DISPUTA: Dourado e Luan são protagonistas em mais uma partida entre Grêmio e Internacional - Lucas Uebel/Grêmio/divulgação

Porto Alegre - A dupla Gre-Nal é responsável por protagonizar um dos maiores clássicos não só do Brasil, como do mundo. Em 2017, o jornal inglês 'Daily Mirror' listou a rivalidade como a maior do país e entre as dez mais em todo o planeta. Foi justamente no Rio Grande do Sul que surgiu uma das expressões mais emblemáticas do futebol, estrelada por Jardel, ex-atacante do Grêmio. Ao se referir que jogos como este não tem favorito, o folclórico atleta soltou um "clássico é clássico e vice-versa", que é uma frase que entrou para a bibliografia esportiva, e entra em ação toda semana de clássico em terras brasileiras. 
Porém, contradizendo o que falou Jardel, se este clássico tivesse um favorito, seria o Internacional. O Colorado vem de dupla vitória na Copa Libertadores da América, enquanto o Grêmio apenas empatou um e perdeu o segundo jogo que disputou na competição continental. Além disso, o Inter vem mostrando um futebol crescente, de bom desempenho em partidas importantes, enquanto o Tricolor vence fácil os adversários menores e sob pressão sucumbe aos mais fortes. 
Os dois times terão a oportunidade de se enfrentar e mostrar quem está melhor na temporada amanhã, às 19h, na Arena do Grêmio.


Aproveitamento na temporada


Em 2019, as duas equipes fizeram 11 jogos. Apesar de ter começado melhor a temporada e ter perdido uma única vez, o Grêmio tem um aproveitamento inferior ao Internacional. Em 33 pontos disputados, a equipe do treinador Renato Portaluppi conquistou 24 pontos, com sete vitórias, três empates e apenas uma derrota, sofrida contra o Libertad, na última partida pela Copa Libertadores da América, totalizando 73% de aproveitamento. O Colorado, no mesmo número de jogos, venceu oito, empatou um e foi derrotado em duas oportunidades, porém, a equipe vem em uma crescente, pois ganhou de forma seguida os últimos sete embates, conquistando 76% de aproveitamento.


Gre-Nal no Gauchão

164 Jogos
47 Vitórias do Grêmio
61 Empates
56 Vitórias do Inter

Últimos dez anos de Gre-Nal

O primeiro Gre-Nal do ano é sempre um marco para a temporada de ambas as equipes, que pode definir o rumo dos times, o planejamento e o nível de confiança no trabalho que está sendo efetuado até o momento. Nos últimos dez anos, desde 2009, o Inter venceu mais vezes o Grêmio no primeiro clássico do ano. Foram três vitórias coloradas, duas do Tricolor e cinco empates. 
No entanto, desses dez jogos, quatro foram disputados na casa do Grêmio e terminaram todos empatados. Porém, no Estádio Beira-Rio, foram duas disputadas, uma finalizada com um 0 a 0 e a última, em 2018, vencida pela equipe de Renato Portaluppi por 2 a 1. 
Se levados em conta todos as disputas entre a dupla Gre-Nal na Arena do Grêmio, onde será o jogo de domingo, os donos da casa levam vantagem. Em 11 partidas, são sete empates, três vitórias azuis e apenas uma vermelha.

Como vai a dupla para a partida?

Grêmio - Com 24 pontos no Campeonato Gaúcho, o Grêmio não pode ser alcançado nesta rodada pelo Internacional, pois o adversário tem 19 pontos e está na vice-liderança da competição. Comandado por Renato Portaluppi, o grupo de jogadores busca redenção após os resultados ruins pela Copa Libertadores da América. Com Marinho e Michel em condições ruins de jogo, o treinador ainda pensa nos substitutos para o meio campista e o atacante.
O Tricolor aposta no poder de sua torcida para vencer o jogo, apesar dos torcedores estarem extremamente insatisfeitos com o desempenho dos atletas nos últimos jogos, gerando vaias e pedidos de trocas no time titular. Um dos mais criticados, Luan terá a oportunidade de fazer sua primeira grande atuação no ano, vencendo um Gre-Nal como protagonista. Vizeu e Everton também esperam a redenção após a derrota para o Libertad, do Paraguai.

Inter - Depois da vitória contra o Alianza Lima, com grande atuação de Nico López, o Internacional se encheu de confiança. Porém, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), ampliou de dois para quatro jogos de suspensão do camisa 7 colorado após a confusão na partida contra o Juventude pela sexta rodada do Gauchão. A diretoria do clube entrou com um pedido de efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), para que o uruguaio possa entrar em campo no domingo. Até a noite de sexta-feira não havia sido julgado.
Após a notícia da ampliação da suspensão de seu craque, o departamento de futebol e a diretoria, em conjunto ao treinador Odair Hellmann anunciaram que, em princípio, o clube decidiu entrar em campo com a equipe reserva para o jogo contra o Grêmio, no domingo. Como forma de protesto, o Inter irá poupar seus titulares, pois entende que a decisão de aumentar a punição do atacante é descabida e prejudica o time e o espetáculo, além do jogador.

Renato Portaluppi
14 Grenais
4 Vitórias
7 Empates
3 Derrotas
45% de aproveitamento

17 Gols marcados
16 Gols sofridos

Odair Hellmann
2 Vitórias
1 Empate
3 Derrotas
39% de aproveitamento

4 Gols marcados
10 Gols sofridos

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...