Geral

Caminhada explora as belezas de forma consciente

Créditos: Francelli Castro
METADE: no meio do caminho uma pausa para recuperar as energias - Francelli Castro

Encantado - O temporal de sábado não desanimou os quase 100 participantes da 2ª Caminhada Ecológica na manhã do último domingo, 14, que foram recepcionados por um belíssimo café da manhã a base de frutas e sucos. Com percursos de 1h30min a 3h de duração, os atletas se aventuraram pelas trilhas na Linha Garibaldi, coordenados pelo Departamento de Meio Ambiente do município.

Os passeios e desbravamentos antes eram feitos de moto por Valdecir Camargo, conhecido como Gigi, integrante da Associação Amigos da Lagoa, com a intenção de tornar o município ainda mais conhecido. "Temos um grupo de motociclistas e percorremos as localidades rurais. Depois surgiu a ideia de fazer esses trajetos a pé, para mobilizar os moradores de Encantado, assim como os visitantes". A servidora pública Luciane Gonçalves (47), conta que promover esse projeto trará mais turistas ao município. "Queremos fazer uma rota turística ecológica aqui. Temos uma área verde riquíssima".

Antes de saírem, Gigi, passou diversas orientações, seguido de alongamentos e preparos físicos. Apesar da lama e dos caminhos escorregadios, o trajeto foi de muita adrenalina, descobertas e muita aventura. Cerca de 30 funcionários da Baldo S/A Comércio Indústria e Exportação foram convidados a irem participar, segundo Nereu Genesi, reunir o pessoal foi uma forma de incentivar ainda mais a explorarem o que o município oferece. "Nós colocamos cartazes pelos corredores, e o pessoal realmente veio, estou muito feliz".

Contemplar a natureza e as belezas da região são objetivos do ecoturismo. Fabiano José Ferrari (42), que estava passeando de moto pela Lagoa da Garibaldi para ver as reformas que estão sendo feitas no local, se animou e participou do trajeto. "Vim aqui só pra dar uma espiada, mas a energia do pessoal me contagiou, e fui participar. Gostei muito, bela iniciativa", conta. As amigas Ieda Benvegnu (55), Veva Ben (46) e Vanilce Arcari Baggio (54), de Dois Lajeados, se reúnem há mais de três anos para caminhadas e trilhas na cidade em que vivem e na região. Ao saberem deste evento não pensaram duas vezes em vir conhecer Encantado. "Estávamos passeando pela Serra Gaúcha, e decidimos vir pra cá. É uma rotina que temos de acordar cedo aos domingos e caminhar, e nada melhor que fazer isso em meio à natureza", afirma Ieda.

Adriane Zilio (30), natural de Encantado, fala que há anos pratica atividades físicas, mas sem esquecer dos cuidados com a pele. "Toda e qualquer atividade que faço, primeiro cuido para me proteger do sol e também, como aqui é no mato, passar repelente", conta. Após o trajeto feito, lembra da última caminhada ecológica feita no ano passado. "Em dezembro tinha feito uma, e foi espetacular, mas essa não tenho palavras. Fiz a trilha mais longa e mesmo sendo puxado, foi maravilhoso".

 

CAFÉ: cardápio de frutas foi oferecido aos participantes

Comments

SEE ALSO ...