Geral

Grupo de Filó de Doutor Ricardo faz apresentação no Palácio Piratini

A 6ª Stimana Taliana do município foi lançada no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, na quarta-feira (16)


- Luiz Chaves/Palácio Piratini/divulgação

Porto Alegre - A 6ª Stimana Taliana do município de Doutor Ricardo foi lançada no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, na noite desta quarta-feira (16). O evento contou com a participação do Filó de Doutor Ricardo, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul.

O grupo de Filó de Doutor Ricardo é responsável pela preservação das antigas tradições dos imigrantes italianos, resgatando e valorizando costumes, religiosidade, tradições e todo legado trazido da Itália pelos moradores pioneiros da Serra gaúcha.

O governador José Ivo Sartori destacou a importância da comemoração: "Para nós, é uma satisfação o lançamento da 6ª Stimana Taliana de Doutor Ricardo acontecer aqui na sede do governo gaúcho. Além de preservar a cultura e a identidade italianas, são acontecimentos que valorizam aspectos tão estimados e que ultrapassaram os limites dos descendentes e muito contribuíram para a formação do povo gaúcho". Durante o evento, o governador recebeu o título de embaixador de Doutor Ricardo.

Sartori falou da satisfação na realização de eventos típicos no Palácio Piratini. "Podemos perceber em cada celebração o trabalho e a dedicação de cada um e que resulta no que sempre digo: existe um Rio Grande que dá certo", afirmou. O chefe do executivo também observou que é necessária uma mudança no fazer político. "E isso começa por cada um de nós, a fim de mudarmos a descrença generalizada nas instituições. Para isso, é necessário que tenhamos mais sensibilidade social", acrescentou.

Para o governador, a preservação da cultura trazida pelos imigrantes - em todos os seus aspectos - "incluindo as tradições, desde as familiares até a religiosa, é de uma importância extraordinária". E complementou: "somos uma mistura de várias etnias e isso é o que formou o gaúcho".

Comemoração

O lançamento da 6ª Stimana Taliana de Doutor Ricardo, considerada a terra do Filó,  teve muita confraternização, cantoria e, como é da tradição italiana, partilha de alimentos oferecidos pelas famílias - hábito que se mantém em muitos municípios desde a chegada dos primeiros imigrantes.

O grupo de Filó de Doutor Ricardo, município localizado no Vale do Taquari e que este ano realiza a décima terceira edição do evento, mostrou aos convidados a tradição mantida pelos descendentes dos imigrantes italianos: comidas típicas - como queijos, salames e polenta -, folclore, causos, cantoria e, sobretudo, a alegria em compartilhar os valores culturais.

Além da 6ª Stimana Taliana de Doutor Ricardo, que começou no sábado (12), no dia 20 de maio será comemorado o Dia da Etnia Italiana, assim como os 108 anos da chegada dos imigrantes italianos na região e os 143 anos dos italianos no Rio Grande do Sul.

Em Doutor Ricardo, os festejos lembrando a colonização italiana acontecem até domingo (20) e culminam com a realização do Filó, no dia 25. Como disse a prefeita do município, Catea Maria Santin Borsatto Rolane, as festividades têm como objetivo "preservar a identidade cultural dos colonizadores, nossos antepassados, que nos deixaram um legado muito rico em todos os aspectos".

Participaram do evento, além de autoridades de Doutor Ricardo, os deputados Edson Brum, Tiago Simon e Vilmar Zanchin, além do secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo.

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...