Ano XLIII - Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
Estamos pesquisando sua consulta.
Por favor aguarde alguns instantes!
lupa
Blitz mostra academias ao ar livre em bom estado de conservação
Home  |   Notícias   |   Geral   |  Blitz mostra academias ao ar livre em bom estado de conservação
28 de janeiro de 2017

Blitz mostra academias ao ar livre em bom estado de conservação

Reportagem fez levantamento apontando que a maioria está adequada ao uso

Crédito da foto: Lidiane Mallmann

Lajeado - As academias ao ar livre em Lajeado começaram a ser instaladas em 2012. A primeira foi no Parque Professor Theobaldo Dick. A partir dela, em diferentes pontos da cidade, passaram a ser construídos estes espaços de incentivo à prática dos exercícios físicos. Somente nos dois últimos anos foram concluídas 28.


O coordenador do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, Adi Cerutti, adianta que não há prazo para colocar novas academias, nos bairros que ainda não foram contemplados, como o Imigrante e São Bento. "Em Imigrante, os moradores não concordaram com o local onde ela seria instalada; em São Bento, foi demarcado um território nas margens da ERS-413, que já tinha dono", explica.


A reportagem do jornal O Informativo do Vale fez uma blitz para verificar a conservação de todas as academias ao ar livre. Em sua maior parte, encontram-se em bom estado de conservação. Algumas apresentam problemas e, segundo Cerutti, a manutenção não está sendo feita, porque não há aparelhos suficientes para substituirem os velhos e não há prazo para fazê-la. Em 2016, foi feita fiscalização dos locais, mas nenhum especialista no assunto foi contratado; quem fez o serviço foi um técnico ambiental.


confira as imagens gravadas nas academias


Segue abaixo a situação de todas academias ao ar livre do município:

Academia Bairro Floresta, Rua Pedro Inácio Oliveira
Situação: academia fica no concreto, ao lado de um campo. Aparelhos em bom estado. Painel com explicações sobre os equipamentos, como funciona cada um, em bom estado. Não tem iluminação no local.


Academia Bairro das Nações, Rua América Latina
Situação: academia fica no concreto, ao lado de um campo com uma praça. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Grama ao redor. Tem iluminação e wi-fi no local. Tem lixeiras.


Academia Bairro Jardim do Cedro, Rua João Fernando Schneider
Situação: academia fica no concreto, ao lado do ginásio do bairro. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Grama ao redor. Tem iluminação no local. Não tem lixeira; lixos jogados entre os aparelhos.


Academia Bairro Santo Antônio, junto à pista de caminhada
Situação: academia fica no concreto. Pouco aparelhos em relação às outras, e em estado ruim, com peças faltando; volante de rotação dupla faltando. Painel danificado. Grama ao redor e dentro da academia. Não tem iluminação. Não tem lixeira.

A auxiliar de higienização, Vanessa Martins (35), conta que vai à academia localizada no Parque dos Dick, já que não pode frequentar a do seu bairro, pela falta de cuidado.


Academia Bairro Santo Antônio, Rua República dos Palmares
Situação: academia fica no concreto, junto à pista de caminhada (que se encontra escondida pelo mato); fica ao lado de um campo, onde tem um banheiro público. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Mato ao redor. Tem iluminação no local. Não tem lixeira.

Servidor de carga e descarga, Paulo Roberto da Silva (56) fala sobre o banheiro público que se encontra ao lado da academia. "Ele está em bom estado, porém, o prometido era colocar água, grades nas janelas, e nada foi feito". Quanto à roçada que deveria ser feita, Silva diz que recorreu à prefeitura, porém, com a troca de administração, ainda não foi providenciada.


Academia Bairro Morro 25, Rua Theodoro Wiebbeling
Situação: academia fica no concreto, ao lado de um ginásio e uma praça. Aparelhos em bom estado. Painel está com algumas informações apagadas. Tem iluminação no local. Tem lixeiras.


Academia Bairro Conservas, Rua Paulino Geraldo da Rosa
Situação: academia fica no concreto, ao lado de um posto de saúde; tem cerca ao redor. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Tem iluminação no local. Não tem lixeira.


Academia Bairro Centro, Rua Doutor Parobé
Situação: academia fica no concreto, ao lado de uma praça. Aparelhos em bom estado, porém, um deles apresenta peças faltando. Painel em bom estado. Tem iluminação no local. Não tem lixeira. Há galhos jogados na academia, já que tem árvores ao redor dos aparelhos.


Academia Bairro Montanha, Avenida Benjamin Constant
Situação: academia fica no concreto, ao lado de um ginásio. Aparelhos em bom estado, porém, um deles apresenta peças faltando. Painel está com algumas informações apagadas. Tem iluminação no local. Tem lixeiras.


Academia Bairro Centro, Rua Santos Filho
Situação: academia fica no concreto, ao lado do quiosque no Parque dos Dick. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Tem iluminação no local. Tem lixeiras.


Academia Bairro Bom Pastor, Rua Arthur Fuchs
Situação: academia fica no concreto, ao lado de uma praça. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Tem iluminação e wi-fi no local. Não tem lixeira.


Academia Bairro Centenário, ao lado da Comunidade Ouro Verde
Situação: academia fica no concreto, ao lado de alguns brinquedos. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Tem grama ao redor. Tem iluminação no local. Tem lixeiras.


Academia Bairro Olarias, Rua Cristiano Schneider
Situação: academia fica no concreto, ao lado de um campo. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Há presença de grama no concreto. Tem iluminação. Não tem lixeira.


Academia Bairro Igrejinha, Rua Jade
Situação: academia fica no concreto, ao lado de uma praça e de um campo. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Não tem iluminação no local. Tem lixeiras.


Academia Bairro Planalto, ao lado da praça
Situação: academia fica no concreto, ao lado de uma praça. Aparelhos em bom estado, porém dois aparelhos não estão funcionando. Painel em bom estado. Tem iluminação no local. Não tem lixeira.


Academia Bairro Campestre, junto à praça
Situação: academia fica no concreto, ao lado de um campo e de uma praça. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Muita grama ao redor. Tem iluminação no local. Não tem lixeira.


Academia Bairro Santo André, junto à praça
Situação: academia não fica no concreto; é sobre a grama; está ao lado de uma praça e de um campo. Tem apenas cinco aparelhos, um está em estado ruim; embaixo de alguns equipamentos foram colocadas pedras para não encostarem na grama. Painel em bom estado. Não tem iluminação no local. Não tem lixeira; lixos jogados ao redor dos aparelhos.

Aposentada, Maria Luiza Garcia (70) conta que é difícil as pessoas usarem os aparelhos, já que não há o cuidado dos moradores. "É considerado perigoso, onde as pessoas evitam levar os filhos", diz.


Academia Bairro Cohab, Avenida Castelo Branco
Situação: academia fica no concreto, ao lado de um campo. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Tem iluminação e wi-fi no local. Tem lixeiras.


Academia Bairro Moinhos D'Água, Rua Waldemar Schossler
Situação: academia fica no concreto, ao lado de uma praça. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Não tem iluminação no local. Tem lixeiras.




Academia Bairro Conventos, Rua José Franz
Situação: academia fica no concreto, ao lado de uma praça e de um campo. Aparelhos em bom estado, porém, em alguns tem peças faltando. Painel em bom estado. Tem iluminação e wi-fi no local. Tem lixeiras.


Academia Bairro Conventos, Rua Guilherme Adolfo Rieth
Situação: academia fica no concreto, ao lado de um campo e de uma praça. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Não tem iluminação no local. Não tem lixeira.


Academia Bairro São Cristóvão, Rua Coelho Neto
Situação: academia fica no concreto, em uma esquina. Aparelhos desgastados; alguns apresentam peças faltando. Painel em bom estado. Tem iluminação e wi-fi no local. Tem lixeiras.


Academia Bairro Loteamento dos Médicos, Rua Reinoldo Alberto Hexsel
Situação: academia fica no concreto, com asfalto ao lado. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Tem iluminação no local. Tem lixeiras.


Academia Bairro Universitário, Rua Edvino Henrique Becker
Situação: academia fica no concreto, ao lado de alguns brinquedos. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Chão sujo. Não tem iluminação no local, mas tem wi-fi. Tem lixeiras.


Academia Verdes Vales, próximo ao Complexo Esportivo da Univates
Situação: academia fica no concreto. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Grama ao redor da academia. Tem iluminação e wi-fi no local. Não tem lixeira.


Academia Bairro Carneiros, Rua Antônio de Souza Neto
Situação: academia fica no concreto, ao lado de uma praça e de um campo. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Grama ao redor. Tem iluminação no local. Não tem lixeira.


Academia Bairro São Cristóvão, Rua Piauí
Situação: academia fica no concreto, ao lado de pistas de skate. Aparelhos estão desgastados e há peças faltando em alguns. Painel em bom estado. Grama ao redor. Tem iluminação no local. Tem lixeiras.

A estudante Júlia Baum (13) conta que alguns aparelhos não funcionam muito bem, porque as pessoas quebram algumas peças. "Eles deveriam ser consertados para um bom proveito do espaço", afirma.


Academia Bairro Florestal, Avenida dos Quinze
Situação: academia fica no concreto, ao lado de uma praça e de um campo. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Não tem iluminação no local. Tem lixeiras. Chão sujo, por causa das árvores ao redor dos aparelhos.


Academia Bairro Americano, Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha
Situação: academia fica no concreto. Aparelhos em bom estado. Painel com explicações sobre os equipamentos, como funciona cada um, em bom estado. Não tem iluminação no local. Não tem lixeira.


Academia Bairro Hidráulica, Rua Santo Inácio
Situação: academia fica no concreto. Aparelhos em bom estado. Painel em bom estado. Tem iluminação no local. Tem lixeiras.



Crédito da notícia: Natália Bottoni
Última atualização: 28 de janeiro de 2017 às 08h00min
Comentário [ + ]
Geral - 23/02

Receita libera programa da declaração de IR para 2017

Quem recebeu mais do que R$ 28.559,70 durante o ano passado terá que fazer a declaração
Geral - 23/02

Governo faz reserva do Teatro da Univates para audiência da 386

Confirmação da data será dada hoje, em Brasília, durante a segunda audiência pública das concessões
VERSÃO IMPRESSA
Edição 11276
Quinta-feira
23/02/2017
Caderno Principal
Edição 11275
Quarta-feira
22/02/2017
Caderno Principal
Edição 11274
Terça-feira
21/02/2017
Caderno Principal
Edição 11273
Segunda-feira
20/02/2017
Caderno Principal
Edição 11272
Sábado
18/02/2017
Caderno Principal
Edição 11271
Sexta-feira
17/02/2017
Caderno Principal
Edição 11270
Quinta-feira
16/02/2017
Caderno Principal
O Informativo do Vale  - Av. Benjamin Constant, 2197 - Lajeado/RS - Fone: (51) 3726.6700