Ano XLIII - Quinta-feira, 30 de março de 2017
Logo Informativo
Estamos pesquisando sua consulta.
Por favor aguarde alguns instantes!
lupa
Outono começa hoje
Home  |   Notícias   |   Geral   |  Outono começa hoje
20 de março de 2017

Outono começa hoje

Nova estação deve ser mais chuvosa e registrar temperaturas médias mais elevadas do que a média histórica

Crédito da foto: Lidiane Mallmann

Vale do Taquari - "E o outono vai chegar e esfriar", diz o refrão da canção Outono, da banda gaúcha de reggae romântico Chimarruts. Porém, diferente do que prevê os versos da música, a estação que precede o inverno tem tudo para ser mais quente do que o habitual.

 

Quando este jornal estiver em suas mãos, é provável que a nova estação já tenha se iniciado: o outono de 2017 começa às 7h29min de hoje, e encerra uma sequência de meses considerados entre os mais quentes da história.

 

Como explica o professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Climatologia e Mudanças Climáticas entre a Antártica e o Sul do Brasil, Francisco Aquino, janeiro deste ano foi o 3º mais quente do último século. Fevereiro foi ainda "pior": nos últimos 137 anos, apenas uma vez o segundo mês do ano teve temperaturas médias mais elevadas do que em 2017.

 

Segundo Aquino, isso se reflete na expectativa do especialistas sobre como será o outono. "De dezembro a fevereiro, tivemos temperaturas médias entre 1ºC e 2ºC acima da média histórica, no Rio Grande do Sul. A precipitação também foi acima da média. Com isso, tivemos um verão sensivelmente mais quente e mais úmido", resume.

 

"Ainda faltam alguns resultados, mas os prognósticos apontam para temperaturas acima da média no Sul do Brasil, entre março e maio. As chuvas devem ficar na média ou um pouco acima, também. É típico do nosso outono termos mudanças bem marcadas de dias quentes para frios, manhãs frias e tardes mais quentes", explica.

 

O que esperar da nova estação

 

De acordo com o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, o outono deve começar ensolarado no Vale do Taquari, mantendo as características da estação que se encerrou.

 

"Ainda poderemos ter dias com temperaturas mais elevadas e chuvas causadas por convecção (combinação de calor e umidade) como ocorre no verão. Como também, à medida que a estação adentra, as chuvas são causadas principalmente pela passagem de frentes frias, e os dias passam a apresentar temperaturas predominantemente mais amenas a baixas, tal como ocorre no inverno", define a coordenadora do NIH, Fabiane Gerhard.

 

Segundo ela, os gaúchos podem esperar a redução gradual de temperatura conforme a proximidade do inverno. "No decorrer da estação há o aumento da passagem de frentes frias sobre o Estado, e na retaguarda destes sistemas frontais, estão as massas de ar seco e frio, que provocam uma queda das temperaturas. Já as chuvas devem ficar dentro ou um pouco acima do padrão climatológico da região no decorrer da estação", acrescenta.

 

Por conta da localização, o professor doutor Francisco Aquino esclarece que o Rio Grande do Sul possui as quatro estações bem definidas, e que os gaúchos conseguem perceber as mudanças atmosféricas claramente - o que permite entender o que é um "outono típico" do Estado ou quando há um atraso no resfriamento.

 

"E este outono, pelo que conseguimos analisar, deverá ser 1ºC ou 2ºC acima da média histórica. É provável que tenhamos uma sequência de dias quentes seguida por alguns dias frios e algumas tempestades isoladas, causadas pelo choque das massas de ar", prevê.

 

Previsão

 

Hoje: Tempo firme na região, com amanhecer ameno e tarde quente e ensolarada - MÍN: 16°C - MÁX: 29°C
Amanhã: Sol com algumas nuvens sobre o Vale, com temperaturas amenas pela manhã e calor à tarde, o que gera a possibilidade de chuvas isoladas - MÍN: 17°C - MÁX: 30°C
Quarta-feira: Sol com nebulosidade variável. O dia começa com temperaturas agradáveis que devem subir à tarde, com possibilidade de pancadas de chuva - MÍN: 19°C - MÁX: 31°C



Crédito da notícia: Renan Silva
Última atualização: 20 de março de 2017 às 08h31min
Comentário [ + ]
Política - 30/03

Moro condena Eduardo Cunha a 15 anos de prisão

Ele foi condenado hoje pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas
Variedades - 30/03

Encantado comemora 102 anos elegendo a nova corte das soberanas

Serão 19 candidatas, desfilando na passarela, no ginásio do Parque João Batista Marchese
Esporte Amador - 30/03

Campeonato de Futebol Amador de Encantado recebe inscrições

As equipes devem confirmar sua participação até quarta-feira (5), na reunião no centro administrativo, às 19h30min
Geral - 30/03

Alunos de Medicina da Univates destacam-se na Anasem

Na instituição, 7% dos acadêmicos possuem proficiência avançada; no Brasil, apenas 1,9% detém o conceito máximo
VERSÃO IMPRESSA
Edição 11304
Quinta-feira
30/03/2017
Caderno Principal
Edição 11303
Quarta-feira
29/03/2017
Caderno Principal
Edição 11302
Terça-feira
28/03/2017
Caderno Principal
Edição 11301
Segunda-feira
27/03/2017
Caderno Principal
Edição 11300
Sábado
25/03/2017
Caderno Principal
Edição 11299
Sexta-feira
24/03/2017
Edição 11298
Quinta-feira
23/03/2017
Caderno Principal
O Informativo do Vale  - Av. Benjamin Constant, 2197 - Lajeado/RS - Fone: (51) 3726.6700