Alicio um lugar no vale

Arroio Bonito - Coqueiro Baixo

Alicío de Assunção alí[email protected]


O próprio nome define a localidade. Além do arroio com suas águas cristalinas, tudo parece bonito na pequena comunidade que conta com cerca de cinquenta moradores.
O pôr do sol, as manhãs com intensa neblina e os verdes potreiros, rodeados por cercas de pedras, e que sustentam gados de corte, compõe a bela paisagem deste lugarejo localizado a oito quilômetros da sede do município.

Porém o maior atrativo da bucólica localidade é a gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
Com 112 metros de comprimento e quatro de galeria, a gruta tornou-se um ponto de veneração a Santa além de atrativo turístico.

Faz parte do Caminho Autoguiado de Coqueiro Baixo, recebendo visitas durante todo o ano. Para facilitar ainda mais o acesso, recentemente a prefeitura pavimentou com paralelepípedos uma parte do trecho. De acordo com relato de moradores o local foi descoberto por Pedro Alles em 1940.

Já em 1975, com missa rezada pelo padre Antônio Stella, a gruta foi aberta para visitação. Para a secretária de Administração, Rosmeri Teresinha Campiol Denicol, o lugar é proporciona muitas emoções. "Cada visita a gruta resulta é uma paz de espírito. Um ótimo lugar para orar e renovar a fé em meio a uma natureza exuberante, um lugar com uma escultura natural espetacular", comenta. Na história a localidade de Arroio Bonito remonta a 1940 quando chegaram os primeiros moradores, entre eles Pedro Alles, José Martini, Nani Martini, Abramo Daniel e as famílias Dalmoro e Valandro.

Em 1942, Teófilo Toldo construiu a primeira igreja. A primeira missa foi rezada pelo padre Elvino Puhl. São Pedro é o padroeiro da comunidade. A Escola São Pedro, já desativada, teve como professores Gema Gonzatti, Benildo Valandro, Santina Paulazzi, Elma Zanatta, Ilda Zambiazzi, Gema Zanatta, Lurdes Vian, Marinês Senter e Nelci Agostini.

Esses registros constam na publicação "História de Nova Bréscia". Atualmente a comunidade professa sua fé na igreja construída em 1984. Ao lado estão a torre da primeira igreja com o sino que ainda badala em dias de missa e o salão comunitário, palco de grandes eventos como a festa de São Pedro, em junho e a de Nossa Senhora de Lourdes em Fevereiro.

Rosmeri Campiol Denicol destaca atrativos turístico e religioso do local (Foto: Alício de Assunção) 

 


Alício de Assunção Repórter

Comentários

VEJA TAMBÉM...