Alicio um lugar no vale

Barra de Tocas Progresso

Alicío de Assunção alí[email protected]


Situada a 18 quilômetros do centro da cidade e acessada por estrada de chão, a pequena Barra de Tocas é habitada por cerca de 50 moradores. A localidade encanta os visitantes pelas belezas naturais e pelo povo simples e acolhedor. Banhada pelo rios Fão e Arroio Tocas e com altitude de 500 metros, o que proporciona um clima ameno durante boa parte do ano, a comunidade faz divisa com a localidade de Coxilha, em Fontoura Xavier.
Entre os atrativos está a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, local da festa dedicada à Santa e que ocorre sempre no último domingo de janeiro. A denominação da localidade deve-se ao arroio que deságua no Fão e a existência de diversas tocas junto à gruta, visíveis até hoje e que teriam sido utilizadas como moradias por índios.
A colonização iniciou por volta de 1910 quando chegaram as famílias vindas de Novas Bréscia, Putinga e Garibaldi, entre eles os Gottardi, Portaluppi, Teston, Trombini, Pavi, Bassani, Crestani e Bagatini.
A festa ao padroeiro Santo Antônio é realizada no mês de junho, com a presença de ex-moradores que atualmente residem em cidades como Porto Alegre e Novo Hamburgo e nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

A economia baseia-se na produção de fumo, gado leiteiro e o cultivo do milho. Da escola municipal Fernandes Vieira, desativada em 1995, resta apenas o prédio e a lembrança de professores como Caetano Finatto, Gelsina da Silva, João Gottardi, Lurdes Del`Losbel, Leda Trombini e Ângela Stacke. Recordações também da casa comercial da família Bagatini.
No lazer, além das festas religiosas, outra tradição é a disputa de corridas de cavalos que atrai competidores de toda a região.
Entre os ex-moradores está Lairi Bassani, atualmente residente em Lajeado, que demonstra o carinho pela lugar em que nasceu. "Barra de Tocas representa toda uma história de vida minha e de nossa família. Um lugar que me remete à infância e à vida de meus pais nos tempos de roça. Quando estou lá, revivo todos os sonhos que tive na juventude e que realizei.", destaca.

Fotos: Alício de Assunção 

 


Alício de Assunção Repórter

Comments

SEE ALSO ...