Variedades

Casa do Museu lança exposição temática sobre a história do Futebol de Arroio do Meio

Município possui 14 Clubes ativos e 10 inativos, contextualizados na exposição


- Maica Viviane Gebing

Arroio do Meio - Na véspera do Dia Internacional dos Museus - 18 de maio, a Administração Municipal Comunidade e Família lançou a exposição temática Pelos Campos ou na Tela - uma breve história do futebol em Arroio do Meio. O evento ocorreu na noite da quarta-feira (17), na Casa do Museu, reunindo autoridades e representantes dos clubes de futebol do município. Na ocasião também foi lançada a 2ª edição do Projeto CopAqui, a realizar-se no período da Copa do Mundo (17 de junho e 15 de julho), com exibição de jogos da Seleção Brasileira na Rua de Eventos.

Na abertura da noite comemorativa, a Coordenadora do Departamento de Cultura e da casa que abriga o Museu Municipal, Carla Jaqueline Schroeder, falou do "intenso trabalho de pesquisa, entrevistas e conexão com a comunidade" para a viabilização da exposição. O presidente da Liga Arroio-meense de Futebol Amador, Ivan Weizenmann, afirmou que o Município é reconhecido na Região pelo espírito de união e respeito nas competições. A professora e historiadora Elin Westenhofen, ressaltou a importância do envolvimento da comunidade para o resgate da história do futebol local, como forma de lazer e união das famílias a partir dos clubes.

Figura atuante no esporte local, o prefeito Klaus Werner Schnack agradeceu a equipe do Museu pela sensibilidade em fazer a exposição com essa temática em ano de Copa do Mundo, contextualizando a história local. "Todos aqui viveram muitas emoções através do futebol, muitos jogaram juntos e se respeitaram como adversários e amigos", recorda. "Temos sedes caprichadas e organizadas, graças ao envolvimento das comunidades e diretorias", parabeniza. "Vivi muitas horas nos campos de futebol e fico feliz por estarmos oportunizando este espaço, que representa a vitória conjunta do futebol de Arroio do Meio", comemora Schnack.

A exposição segue até o final do ano na Casa do Museu - rua Visconde do Rio Branco, 604, com visitação gratuita de segundas a sextas-feiras, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 16h45min. No próximo domingo, 27, o Museu estará aberto das 14h às 17h, durante a 2ª Gincana Arroio do Meio. Outras datas e horários especiais serão divulgados posteriormente, oportunizando a visitação da comunidade além do horário comercial.

Saiba mais 

- A exposição marca os 100 anos da Casa do Museu. O lançamento prestigia a 16ª Semana Nacional de Museus, cujo tema é Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos e o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio;

- Arroio do Meio possui 14 Clubes ativos e 10 inativos, contextualizados na exposição;

- O Clube Esportivo é o mais antigo, criado em 1913 - atualmente recreativo, inativo como futebol;

- O Sete de Setembro de São Caetano é o clube mais antigo ativo (1932) e com mais títulos municipais - 10, seguido de Palmense e Rui Barbosa, com sete títulos cada, Esperança de Dona Rita e Forquetense, com seis títulos cada.

Comentários

VEJA TAMBÉM...