Variedades

16° Festival do Livro começa hoje

Evento é organizado pelo Colégio Gustavo Adolfo e ocorre até sexta-feira

Créditos: Carolina Schmidt
- Lidiane Mallmann/arquivo O Informativo do Vale

Lajeado - O Colégio Sinodal Gustavo Adolfo abre, hoje, as portas do Centro Comunitário Evangélico de Lajeado para receber estudantes e comunidade no 16° Festival do Livro com o tema "Cartoons e as Leituras do Cotidiano". O evento segue até sexta-feira, das 8h até as 22h, com lançamentos de livros, música, dança e leitura. A presença de autores e apresentações artísticas também fazem parte das atividades.

O diretor da instituição de ensino, o professor Edson Wiethölter, diz que o evento é diferenciado por trazer uma programação variada que oportunizará novos aprendizados aos alunos.

Ele também convida a comunidade a prestigiar. "Organizamos com muito tempo, esforço e capricho. É muito mais rico do que podemos mencionar. Todos da escola estão envolvidos, do porteiro até a diretoria. O evento é uma responsabilidade social pelo impacto positivo que traz para a cidade."

Um dos pontos altos da programação será o lançamento de livros por estudantes da Educação Infantil ao 5° ano. "Recebemos oito obras editadas por eles com o lançamento agendado para hoje, amanhã e quinta-feira à noite. É muito bom vê-los envolvidos na temática de cartoons. Um aprendizado que levarão para a vida e que vai além das portas da escola." Depois do lançamento, os pequenos mostram e entregam o trabalho para as suas famílias.

Paixão pela arte
Aluno do Gustavo Adolfo, João Pinheiro Brod (16) auxiliou na organização do evento. Para ele, é uma experiência única que ensina a trabalhar em equipe e a pensar nos demais. O jovem gosta de cultura e também é leitor assíduo. Participa da orquestra da escola, o que reflete, também, a sua paixão pela música. "No festival, além de ajudar a organizar, estarei nas apresentações artísticas e na sonoplastia. Aprendo muito e espero a comunidade para prestigiar," convida.

Desde pequeno João participa do evento, pois auxiliou na edição de um livro para o festival anos atrás. Hoje, ele apoia o irmão, Lucas (5), que produziu uma obra em conjunto com os colegas. "Vejo que ele está mais ansioso do que eu para o evento de lançamento. Ainda não mostrou ao pai e a mãe, pois é uma surpresa. Temos que dar esse incentivo."

Escritores Presentes

Alexandre Beck
Natural de Florianópolis, é graduado em agronomia e comunicação social. Ele é desenhista e publica tiras em jornais desde 2002. O personagem principal que utiliza é Armandinho, veiculado em seis jornais.

Alex Limberger
Ator, contador de histórias, trabalha com teatro desde 1998. Fundou o Grupo Teatral Atuadores Pur'arte que, ao completar 18 anos em 2016, passou a ser chamado de Teatro Ateliê.

Guilherme Bianchini
Natural de Lajeado, é graduado em Engenharia de Alimentos, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Ele é escritor e também se dedica a escrever roteiros audiovisuais e à música.

Rodrigo Martini
Ele é natural de Lajeado e tem 36 anos. É graduado em Jornalismo, pela Univates, e atua como jornalista desde 2006. Em 2014, na companhia do jornalista Anderson Lopes, produziu o livro Guia Bem.

Eleonora Medeiros
Escritora e contadora de histórias, mora em Uruguaiana e é graduada em magistério e pedagogia. Atua como professora e realiza contação de histórias no interior do Rio Grande do Sul para a Editora Moderna, entre outras.

Léia Cassol
Nasceu no Paraná e mora em Porto Alegre há mais de 20 anos. Trabalhou em editoras, é escritora e pesquisadora do folclore e cultura popular do Rio Grande do Sul.

Jonas Ribeiro
Graduado em língua e literatura portuguesa, pela PUC de São Paulo, e escreveu mais de 100 livros e visitou mais de 1.000 escolas.

Comentários

VEJA TAMBÉM...