Variedades

Atividades do Circuito Cultural resgatam cultura alemã para crianças

O projeto é desenvolvido pelo Centro de Cultura Alemã


- Divulgação/Prefeitura de Lajeado

Lajeado - Nesta última segunda-feira, (25), o projeto "Contando as Histórias e Estórias do Município de Lajeado" realizou atividades com os alunos do 4 e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Welter, pela manhã, e com os alunos da EMEF Vitus André Mörschbacher, à tarde. O projeto é desenvolvido pelo Centro de Cultura Alemã, uma das entidades vencedoras do Circuito Cultural, com financiamento do Pró Cultura/RS, Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

 

Com a mesma programação para todas as escolas, os alunos do 4º e 5º ano desembarcaram do Cedelinho, na Casa de Cultura, e foram recepcionados pela professora de história que atua na Casa de Cultura e no Museu Bruno Born, Marguit Wojahn, e pela professora Vânia Purper Worm, da Secretaria.

 

Durante a visita na Casa de Cultura, os alunos puderam conhecer a história da Casa e conferir o acervo das peças expostas no local.

 

Após, os pequenos embarcaram novamente rumo ao Salão Troller do Parque Histórico Municipal, onde foram acolhidos por voluntários na sede da entidade. O projeto proporcionou aos alunos um momento para ouvirem as histórias e estórias dos primeiros colonizadores que chegaram em Lajeado, com fatos pitorescos, personagens folclóricos e espetáculos teatrais.

 

As atividades encerraram com um momento de confraternização no Parque Histórico.

 

Sobre o Circuito Cultural

 

O Circuito Cultural tem como objetivo levar programação e atividades culturais aos bairros da cidade para facilitar o acesso das pessoas que residem longe do centro da cidade.


O projeto Circuito Cultural, da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), conta com financiamento do Governo do Estado do Rio de Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer/ Pró-cultura RS - Fundo de Apoio a Cultura (FAC).


O prazo de execução das propostas vencedoras iniciou em 1º/10/18 e se estenderá até 28/06/19.

 

Agora, as três propostas vencedoras estão em execução no município: os projetos "Arte Por Toda Parte", desenvolvido pela Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje), "Contando as Histórias e Estórias do Município de Lajeado", desenvolvido pelo Centro de Cultura Alemã de Lajeado e "Dança Gaúcha de Salão como Parte do Processo de Ensino Aprendizagem da Cultura Gaúcha", desenvolvido pelo Piquete Morro Santo.

 

Programação:

01/04

Manhã - EEEM Santo Antônio

Tarde -EMEF Vida Nova

Comments

SEE ALSO ...