Variedades

Celebrações em setembro marcarão o Dia da Árvore e o aniversário do Jardim Botânico

Programação é da prefeitura de Lajeado

Créditos: Assessoria de Imprensa
Jardim botânico recebe programação especial - Carolina Schmidt

Lajeado -  O mês de setembro será de celebrações à natureza no município. A prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, preparou diversas atividades em comemoração ao Dia da Árvore, festejado no dia 21 de setembro, e em homenagem ao Jardim Botânico de Lajeado, que comemora seu 23º aniversário no dia 18.

Para o Dia da Árvore, as ações contemplarão o plantio de mudas em toda a cidade durante o mês de setembro, sempre às quartas-feiras, como parte do Programa Lajeado Mais Verde, que tem como objetivo promover e incentivar a arborização urbana responsável. O primeiro plantio será realizado amanhã (5), às 9h, na sede da Secretaria, quando 11 mudas de ipê amarelo, símbolo do município irão ser plantadas por representantes de cada secretaria, auxiliados por técnicos da Sema. Outros plantios ocorrerão nas próximas semanas (veja a tabela abaixo).

No Dia da Árvore, 21/09, será feita a inauguração do Bosque Sombra do Tarumã no Parque de Eventos de Lajeado, onde será colocado uma placa que nomeia o bosque. O plantio das mudas de tarumã foi feito no mêsde junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Atividades no Jardim Botânico

Atividades gratuitas e abertas à comunidade marcarão o 23º aniversário do Jardim Botânico. No mês de setembro, haverá atividades nas quartas-feiras, incluindo oficinas de construção de terrário, hortas verticais, tintas naturais e trilha na mata. As inscrições para participar das ações são gratuitas e limitadas. Os interessados devem realizar a inscrição até um dia antes das atividades pelo telefone (51) 3982-1223, ou pelo e-mail:[email protected] As inscrições também podem ser feitas pela página no Facebook do Jardim Botânico.

Além das quartas-feiras haverá programação diferenciada no dia 23 de setembro no Jardim Botânico, quando será realizada a 4ª edição do Concerto da Primavera, com ínicio às 15h. No mesmo dia, será celebrado o Dia da Árvore e a chegada da primavera (que neste ano começa dia 22 de setembro) e terá apresentação da Orquestra Jovem de Lajeado e da Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje).

Plantio em escolas

As três escolas ganhadoras da promoção "Plantando o Futuro: Transformando Mentes e Espaços" - EMEF São Bento, EMEF Lauro M. Muller e EMEF Francisco Oscar Karnal - também receberão um projeto de arborização nos seus espaços de convivência. A ação tem como objetivo estimular os alunos para a importância da cidadania ambiental e da preservação, conscientizar sobre a questão de arborização urbana, apresentar a função dos vegetais no ecossistema, além de comemorar o Dia da Árvore. O plantio nas escolas participantes será realizado pelos próprios alunos, juntamente com a equipe da Sema, na semana do Dia da Árvore.

Programação de plantios do Lajeado Mais Verde em setembro:

05/09, 9h - Plantio de mudas de ipê amarelo na sede da Secretaria do Meio Ambiente

12/09, 9h - Plantios de mudas diversas a pedido de associações de moradores dos bairros Moinhos e Morro 25

19/09, 9h - Plantio de mudas nas ruas transversais da rua Júlio de Castilhos, entre a Rua Bento Gonçalves e Avenida Benjamin Constant

26/09, 9h - Plantio de mudas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSUL)

 

Programação no Jardim Botânico:

05/09, 14h30 - Oficina Construindo um terrário

12/09, 9h - Oficina Hortas verticais

19/09, 9h - Oficina Tintas naturais

23/09,15h - Programação especial: 4º Concerto da Primavera e celebrações em relação ao Dia da Árvore e ao começo da primavera

26/09, 14h - Trilha interpretativa na mata

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...