Variedades

Confraternização reúne 600 idosos em Estrela

Evento festivo fecha temporada de atividades do Gracie

Créditos: Naiâne Jagnow
- Naiâne Jagnow

Estrela - Na sexta-feira, em uma tarde de sol e céu azul, aproximadamente 600 idosos participaram da festa de encerramento da temporada 2017 do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie). O evento ocorreu junto às festividades do Natal em Estrela, com baile aberto à comunidade, no Parque Princesa do Vale.

O evento reuniu os 22 grupos da terceira idade do município. Para abrir a festividade, o Coral do Gracie entoou músicas natalinas. O Papai Noel também marcou presença. "Um feliz Natal e muita festa nestes corpos juvenis", desejou o Noel. Os idosos resolveram seguir o conselho do Papai Noel e abriram o baile, com a animação da Banda Horus, com a tradicional polonese, que teve até mesmo a participação do prefeito Rafael Mallmann. "Toda vez que eu vou dançar com a minha esposa, ela reclama que piso no dedão dela. Então, preciso aprender a dançar hoje", brincou Mallmann. O que talvez ele não esperava é que Hilaria Rodrigues (62) fosse atender seu pedido e o tirou para dançar. "Ele até que se saiu bem", declarou a idosa.

Hilaria é gaiteira e quando não está tocando, está dançando. Ela é casada faz 41 anos e é mãe de quatro filhos. "Dois meninos e duas meninas", salienta. Mesmo com o marido no trabalho, ela não quis perder a festa. "Eu não vou ficar como uma velha resmungona em casa", diz. Apesar disso, Hilaria destaca que é sempre bom manter o respeito. "Todos me conhecem e sabem que sou fiel", comenta. Os planos para futuro, de acordo com ela, é chegar aos 100 anos e "com muita energia para dançar".

O evento contou, ainda, com passeio de Smelito, atividades recreativas, distribuição de bandejas com café colonial e mateada. Além disso, exames de glicose e medição da pressão arterial foram disponibilizados.

Na solenidade participaram autoridades como o prefeito Rafael Mallmann e primeira-dama Carine Schwingel; o secretário do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Itamar Alves; o presidente do Legislativo, vereador Ernani de Castro; e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro, Ciane Mezzomo.



O Gracie
Conforme a coordenadora do Gracie, Lorena Hauschild (62), o trabalho com os idosos é realizado o ano inteiro. "Quando chega o fim do ano, a gente sempre proporciona uma grande festa para eles", diz. O Gracie deve seguir com agenda até o dia 19 de dezembro e deve retornar as atividades em março do ano que vem.

O prefeito destaca que o trabalho desempenhado pelo Grupo é essencial para o município. "Para nós, é muito importante ter um trabalho direcionado para a terceira idade, nós temos vários grupos aqui no município, em todos os bairros, nas localidades do interior, onde uma vez por semana nós encaminhamos toda uma equipe, não só para trabalhar a parte de ginástica, mas a parte cultural e tudo que é importante para a terceira idade", destaca.



Natal em Estrela
Neste domingo, a terceira semana da programação do Natal em Estrela será finalizada. Diversas atrações tem movimentado o município ao longo deste mês, inclusive o evento de encerramento do Gracie. " Nós tentamos preparar as festividades para poder abranger todos os públicos que nós temos no município, nós já tivemos música clássica, um grupo para as crianças com apresentações circenses no Natal, tivemos uma noite dedicada a música gospel. Neste domingo, vamos ter um show mais para a juventude com a banda Ira, enfim estamos tentando abranger todos os públicos para vir aqui no parque confraternizar com a gente", declara Mallmann.

Comments

SEE ALSO ...