Variedades

Contação de histórias leva alunos ao mundo da magia

Eleonora Medeiros encanta público no Festival do Livro Gustavo Adolfo

Créditos: Carolina Schmidt
- Carolina Schmidt

Lajeado - A escritora Eleonora Medeiros trouxe magia e fantasia para o 16° Festival do Livro do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo. Alunos e professores da Educação Infantil e Anos Iniciais acompanharam a contação de histórias no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado. Com diferentes personagens e interpretações, ela divertiu o público. O aluno Samuel Kotz (10) teve a oportunidade de prestigiá-la pela primeira vez. "A programação de hoje foi muito interessante. Nos leva para um novo mundo." Para o aluno do 5° ano, o evento desenvolve o incentivo à leitura e integração entre as instituições de ensino. "Temos vários livros, autores e apresentações à disposição. É bom poder participar." Para a professora do Nível 3 do GA, Fernanda Spielmann, é uma oportunidade para os estudantes conhecerem os autores e suas obras. "O festival traz uma grande expectativa aos alunos. Além de terem contato com o mundo da literatura, também interagem com outras escolas e apreciam a cultura em si com as apresentações artísticas."

O 16° Festival do Livro segue até amanhã. O patrocínio é do Sicredi, Univates e Movesco com apoio da Imbrasil, Alivat, jornal O Informativo do Vale, governo do Estado, 3a Coordenadoria Regional de Educação e RBS TV. A realização é do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo.

Em questão
Eleonora Medeiros, escritora e contadora de história. Mora em Uruguaiana e é graduada em Magistério e Pedagogia. Atua como professora e realiza contação de histórias no interior do Rio Grande do Sul para a Editora Moderna e outras editoras. Tem 25 anos de experiência na área.

O Informativo do Vale - Por que a leitura é essencial para as crianças?

Eleonora Medeiros - Câmara Cascudo disse que a leitura, a contação de histórias, é o primeiro leite literário. A criança que, desde o berço, vem acostumada a escutar histórias e ter esses momentos lúdicos de literatura e afeto com os pais e professores, com certeza, vai aprender que dentro desse livro, está o código que preserva a riqueza das histórias. Então, ela vai gostar de ter acesso a esse material. Isso vai torná-la receptível porque vai identificar histórias com felicidades e com amor.

O Informativo do Vale - Além de trazer o conhecimento, o que ela proporciona aos jovens e crianças?

Eleonora Medeiros - Os livros que lemos compõem o ser humano. Além disso, quando pega uma história para ler, você deixa de lado toda a realidade que está a seu redor. Você mergulha na história e passa a viver esses momentos como se fossem verdadeiros. Temos amigos no mundo fantasioso, passamos por esses portais, você acaba se transportando para o mundo encantado e mágico. Quando estamos tristes, encontramos conforto. Precisamos contar para as crianças as histórias que despertam sentimento dentro delas. A literatura serve como uma experiência para os pequenos lidarem com as mais diversas situações. Quando tem medo, por exemplo, ela vive o do personagem que está na história. Quando ficar muito evidente, fecha o livro ou diz para parar de ler o texto, por exemplo. No entanto, depois diz para voltar ao livro, pois existe algo para resolver no seu subconsciente. Sabemos que, no final da obra, há algo positivo, pois o bem vence o mal. São essas características que vão fortalecendo a criança para viver as emoções na realidade. Ela precisa ter, na leitura, a experiência da frustração.

O Informativo do Vale - Qual os desafios de ser escritor atualmente?

Eleonora Medeiros - Na hora de criar, não é um desafio porque eu escrevo muito. No entanto, me deparo com a maior dificuldade quando eu vejo o acesso da criança aos livros. Quando as obras chegam na livraria são caras, acaba gerando o pouco acesso. Deveria haver mais programas e atividades que incentivassem à literatura. O que a escola está proporcionando é fantástico, trazendo escritores, apresentações, um elenco maravilhoso. A escola está investindo em trazer pessoas que tem uma literatura de qualidade, que tem um material muito bom. Acaba criando uma ponte que tem elos para o resto da vida.

Programação de hoje
9h - Dança GA
Autora Léia Cassol
Educação Infantil e Anos Iniciais 
13h30min - Coral Infantil GA 
Autora Léia Cassol
Educação Infantil e Anos Iniciais 
19h - Dança GA
Lançamento dos livros
4° e 5° ano do Ensino Fundamental

Comentários

VEJA TAMBÉM...