Variedades

Cultura Gaúcha proporciona lazer e aprendizagem aos alunos das Escolas Municipais

Atividades ocorreram em instituições de ensino de Bom Retiro do Sul

Créditos: Assessoria de Imprensa
- Fernando Dias/AI

Bom Retiro do Sul - Resgatar e manter viva a Cultura Gaúcha por meio do estudo da história do nosso Estado, integrado a momentos de lazer. Assim foi idealizada a continuidade do Projeto Aprendizagem Além do Espaço Escolar, neste ano. 

Na terça-feira (11), na Cabanha da Fé, localidade de Sanga Funda, interior de Bom Retiro do Sul, cerca de 100 alunos dos quintos anos das escolas municipais Genny de Souza da Silva, Anita Ferreira de Moraes, Yrajá Luiz Barros de Moraes, Wendulino Gewehr e Isabel Luíza Bittencourt realizaram diversas atividades, entre elas, andaram a cavalo, leram livros, observaram e apreciaram a Natureza, treinaram o laço da vaca parada, fizeram caminhadas, rodas de conversa, brincaram e saborearam um delicioso almoço. As atividades aconteceram ao longo do dia e à tarde foi realizada a competição da vaca parada, onde os vencedores foram premiados com troféu.

O Projeto Aprendizagem Além do Espaço Escolar, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), em parceria com o Piquete Cabanha da Fé é coordenado pela professora Maria Jussara de Souza Brandão e acontece durante os meses de agosto e setembro.

Conforme Jussara, o projeto tem por objetivo proporcionar atividades práticas que envolvam o educando de maneira prazerosa, proporcionando a convivência fora do ambiente escolar, incentivando a cultura gaúcha, resgatando a nossa história e provocando reflexões sobre a relação do ser humano com a natureza. "Os alunos levam para sala de aula essas vivências que são absorvidas e relacionadas aos conteúdos de diversas disciplinas, tornando a aprendizagem significativa, sendo desta forma um importante suporte pedagógico para as professoras", destacou. O proprietário da Cabanha da Fé, Adroaldo De Franceschi, destacou que o projeto é grandioso, pelos ensinamentos que transmite.

Comentários

VEJA TAMBÉM...