Variedades

Desfile de Moda Inclusiva é na próxima terça-feira

Evento que ocorre no Teatro Univates é gratuito e aberto ao público

Créditos: Assessoria de Imprensa
- Ricardo Luis Horn/divulgação

Lajeado - Promovido pela Univates em parceria com a Mercur, o Desfile de Moda Inclusiva chega em sua terceira edição. Cerca de 30 modelos com e sem deficiência sobem ao palco do Teatro Univates na próxima terça-feira, (21), às 19h30min. O evento é composto pelo desfile de coleções criadas por cinco diplomadas de Design de Moda e de joias sustentáveis produzidas por estudantes do curso.

Entre as diplomadas do curso de Design de Moda está Milena Fernandes, que pensou em uma marca que agregasse cultura e elevasse a autoestima das mulheres. "Em cada coleção o tema é uma mulher forte, inspiradora e que marcou a nossa história", afirma. Na coleção desenvolvida para o desfile, a diplomada buscou elementos da pintora mexicana Frida Kahlo. "Ser como Frida é como ser lenha na fogueira emocional da vida. Reflexo de si mesma, colocava sua alma na sua maneira de vestir e buscava expressar por suas roupas a força que faltava no seu corpo fragilizado. Frida inspira todas as mulheres, mesclando muitas cores, flores e amores", conta.

Composta de sete looks, a coleção criada por Milena também é inspirada em sua mãe, que venceu o câncer de mama. "A marca Milena Fernandes nasce em tempos de consciência e inclusão, em tempos de compartilhar valores positivos e de cultivar a alma por meio de seu propósito. Da arte da superação de uma mãe nasce a inspiração de uma filha. Uma marca que busca florescer o melhor de cada mulher, fazer sentido de dentro para fora. Criada para todas as mulheres, mas com alternativas de moda para aquelas que estão lutando contra o câncer ou venceram a doença. Cada peça tem uma função/adaptação para quem necessita e um significado simbólico relevante para todas. Todos os looks possuem turbantes e adaptação para prótese mamária", explica.

Para conseguir ainda mais o que a coleção busca por meio da figura de Frida Kahlo, o editorial foi fotografado na Casa Azul, no México, onde a artista nasceu, cresceu e morreu e que hoje é um museu. No momento, Milena realizou a produção de moda e maquiagem, além de atuar como modelo, enquanto sua mãe, Iloide Becker Fernandes, tirou as fotos.

Após o Desfile de Moda Inclusiva ocorre um bate-papo com depoimentos de designers, modelos e estudantes participantes. O evento é gratuito e aberto ao público. Para assistir ao desfile é necessário se inscrever no Sistema de Inscrições da Univates. Além das designers de moda, o evento conta com a participação de alunos de Estética e Cosmética, Fisioterapia e Psicologia, totalizando 30 alunos e diplomados.

Comentários

VEJA TAMBÉM...