Variedades

Dia Internacional da Dança será comemorado na Casa de Cultura

A data é celebra amanhã (29/04)

Créditos: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Lajeado

Lajeado - Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado no dia 29/04, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com professoras de dança, realizarão na terça-feira, 30/04, o evento "Dança, Corpo e Arte". A partir das 19h30, a Casa de Cultura será palco de diversas atrações que poderão ser apreciadas pela comunidade gratuitamente.

O objetivo do evento será celebrar a passagem do Dia Mundial da Dança, aguçar os sentidos e propor ao público uma experiência dançante. As professoras de dança de Lajeado, Lisiane dos Santos e Carla Kreutz, ambas formadas em Dança pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), estão preparando as atrações com performance, exposição de fotos e prática de dança com o público.

Conforme Lisiane, a exposição fotográfica narra histórias de diferentes artistas profissionais e amadores da região que se apresentaram durante as Mostras de Dança, que ocorrem na Univates. Os interessados poderão conferir a mostra somente na noite do evento.

"Vamos realizar o evento com o intuito de valorizar a arte com a qual escolhemos trabalhar, e também será uma oportunidade para novas pessoas se unirem com a gente e com a dança", conta Lisiane.

Inspiradas no trabalho do artista plástico Augusto de Oliveira da Silva e em homenagem ao mestre do balé francês Jean-Georges Noverre, as dançarinas realizarão uma performance de dança contemporânea. "Noverre foi um visionário na dança, que pensou e refletiu sobre a necessidade de algumas mudanças. Com a performance, o nosso objetivo é esclarecer ao público o porquê da data comemorativa e propor uma reflexão sobre o assunto", explica.

Para encerrar a noite, o público será convidado a dançar junto com as professoras. "Será um momento especial. A dança é uma ferramenta de cognição e fluidez. O corpo em movimento é ação criativa e, por isso, esperamos a presença de todos para prestigiar essa ação", disse o coordenador da Casa de Cultura, Gelson Esteves.

 

Casa de Cultura

 Endereço: Rua Borges de Medeiros, 285, bairro Centro

 Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16h45. Na sexta-feira das 8h às 14h

 Telefone: (51) 3982-1081 ou 1133

Comments

SEE ALSO ...