Variedades

Distrito de Marques de Souza exalta fruta da estação

Em Bela Vista do Fão, cerca de duas mil pessoas participam da Festa da Bergamota

Créditos: Alício de Assunção
DERIVADOS: produtos com bergamota revelam habilidade culinárias - Alício de Assunção

Marques de Souza - Frio e bergamotas, uma combinação perfeita para a 43ª edição da Festa da Bergamota, realizada ontem no distrito de Bela Vista do Fão. Desde a manhã, sob uma temperatura 1º C e muita neblina, que perdurou até o meio da tarde, o público estimado em duas mil pessoas aproveitou o evento. As atrações foram além da fruta da estação e da gastronomia italiana. Houve missa e inauguração da remodelação da praça central e da pavimentação em frente ao ginásio de esportes, mais show da banda San Marino. "Bela Vista do Fão está mais bela a partir de hoje", destaca o prefeito Edmilson Dörr, durante a abertura. 

Visitando Bela Vista do Fão pela primeira vez, Deise Delazeri Scartezini (40), de Nova Bréscia, ficou impressionada com o evento. "É uma pequena localidade que consegue fazer um grande evento com um mix de atrações, sem contar que as bergamotas são deliciosas e distribuídas gratuitamente." Cerca de meia tonelada estava à disposição do público. 

Para o presidente do evento, Nei Rabaiolli, as metas foram superadas. "Apesar das baixas temperaturas, o público foi além do previsto. Mas conseguimos atender bem a todos e realizar a maior festa do município, com muito sucesso, graças ao trabalho de um grupo de moradores que se dedicam pela comunidade."

Concurso
O concurso da fruta e derivados também marcou a festa, além da participação de agroindústrias e grupo de artesãos e de turismo do município. Na exposição de bergamotas, os vencedores foram, por variedade: céu - Junior Silveira; poncã: Larissa Henicka; morgot: Isaura Jorner; montenegrina: Ademir Barbieri; dancy: Valmir Casagrande e comum: Gilmar Joner. Nos derivados, os melhores foram: pudim: Neusa Bianchini; bolo: Francisca Rabaiolli; cuca: Géssica Teston; rocambole: Maria Orlandini e sagu: Salete Schena.

Receita vencedora
Concorrente desde a primeira edição, a moradora Francisca Rabaiolli (74) foi a vencedora do bolo de bergamota no concurso de derivados. "Participo sempre, ganhei diversos prêmios e até gostaria de compartilhar com todos a receita", revela. Anote aí: meia dúzia de ovos batidos na batedeira, dois copos de açúcar, três colheres de farinha de trigo, monopol, um copo de suco de bergamota.

Comentários

VEJA TAMBÉM...