Variedades

Entidades convidam para Ação Global

Evento ocorre no sábado, no Parque do Imigrante, entre 9h e 17h

Créditos: Redação
PROGRAMAÇÃO: lançamento da Ação Global para convidados ocorreu no começo do mês - Carolina Schmidt/arquivo O Informativo do Vale

Lajeado - A Ação Global, projeto em parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Rede Globo, ocorre, pela primeira vez, no Vale do Taquari. Lajeado foi escolhida para sediar o evento no Rio Grande do Sul. As entidades participantes convidam a população da região para visitar o Parque do Imigrante, no próximo dia 26, entre 9h e 17h, para aproveitar os serviços gratuitos na área da saúde, educação, cidadania, esporte e lazer.

Entre as atividades confirmadas estão teste de glicose, exames, verificação de pressão arterial, teste de acuidade visual, cadeiras de massagem, atividades de saúde bucal e de primeiros socorros. Também haverá emissão de documentos, consulta ao SCPC, corte de cabelo, oficinas de artesanato e esportivas, inscrições em cursos gratuitos do Sesi, mateada, brinquedos infláveis, parede de escalada, tirolesa, escolinha de transito, jogos eletrônicos, aulas de defesa pessoal e coleta de lixo eletrônico. Também haverá a cerimônia do casamento comunitário, sorteio de brindes ao longo do dia e diversas atrações culturais. O evento contará, ainda, com a presença de um ator ou atriz global, que terá o nome confirmado.

 Atividades da Prefeitura de Lajeado
- Divulgação dos serviços das secretarias
- Visita Guiada ao Parque Histórico
- Aula de expressão corporal
- Oficina de capoeira
- Orientação quanto à alimentação saudável e alimentos processados
- Práticas de leitura de rótulos
- Construção de horta vertical
- Realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C
- Teste de glicose
- Apresentação dos serviços e equipamentos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), do Centro de Referência e Atendimento à mulher (Cram), do Conselho Tutelar e do Procon
- Esclarecimento de dúvidas e orientações sobre denúncia ambiental e licenciamento ambiental e florestal
- Feira de Adoção de Cães - O Centro de Controle de Zoonoses e Vetores da Secretaria do Meio ambiente organizará uma feira de adoção de cães. Para adotar, o interessado deve portar documento de identificação com foto e preencher o termo de compromisso na hora. Além disso, haverá esclarecimento de dúvidas sobre o controle de zoonoses e vetores (borrachudo, mosquitos, ratos, pulgas e baratas).
- Espaço da Prefeitura - local para esclarecer dúvidas sobre serviços prestados pelo município, espaço de aproximação do Poder Público com a comunidade e área para atividades de recreação para crianças sobre os símbolos do município (bandeira, brasão e hino).
- Ouvidoria - Espaço para recebimento de sugestões dos moradores de Lajeado sobre necessidades da cidade.
- Cadastro Único _ A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social fará a inscrição de famílias no Cadastro Único durante o evento. Os interessados devem levar certificado de residência e documento de identificação.
- Junta Militar _ Haverá confecção de documentos militares e verificação da situação militar/alistamento.
- Plataforma de Observação Elevada _ A Secretaria Municipal da Segurança Pública, em parceria com a Brigada Militar, disponibilizará uma plataforma de observação elevada, com câmeras e sistema de monitoramento, para reforçar a segurança durante o evento.
- Maio Amarelo - O Departamento de Trânsito fará atividades referentes ao Maio Amarelo, mês de prevenção de acidentes de trânsito, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortes e feridos nas estradas e rodovias.
- Limpeza Pública - Divulgação dos serviços de coleta de lixo comum e coleta seletiva (dias, locais e horários) e informações sobre os serviços de capina mecanizada e a varrição urbana.
- Centro de Educação Ambiental - Divulgação de atividades ambientais disponíveis para a comunidade, como oficinas, trilhas, palestras, visitações no Jardim Botânico e Aterro Sanitário.

Haverá transporte gratuito ao público em quatro linhas especiais
Ônibus 1 - 8h/10h30min/13h/14h30min
Retornos nos seguintes horários - 10h/12h/15 /17h
Saída na Picada Scherer Alta, Picada Scherer, Centenário, Olarias, Igrejinha, Planalto, Campestre asfalto, RS-130, parada Posto do Arco, BR 386, Alto Parque.

Ônibus 2 - 8h/10h30min/13h/14h30min
Retornos nos seguintes horários - 10h / 12h / 15h / 17h
Divisa Lajeado/Santa Clara, São Bento (asfalto), Floresta, retorna asfalto São Bento, Moinhos D'Água, Avenida Benjamin Constant até o ginásio do Montanha, Rua João Sebastiany (Posto de Saúde da Montanha), Posto Neco, RS-130, BR-386, Alto Parque.

Ônibus 3 - 9h / 10h / 11h / 13h / 14h/ 15h
Retornos nos seguintes horários - 9h50min/10h50min/11h30min/13h50min/14h50min/15h50min/17h
Parque Municipal Theobaldo Dick para Parque do Imigrante.

Ônibus 4 (Cedelinho) - 9h/10h/11h/13h/14h/15h
Retornos nos seguintes horários - 9h30min/10h30min/11h30min/13h30min/14h30min/15h30min
Casa de Cultura para Parque do Imigrante.


O Informativo do Vale divulga Mulheres que Transformam

O jornal O Informativo do Vale vai detalhar seu projeto que destaca mulheres que são marcantes em suas comunidades. Personalidades que tenham tido influência na vida de outras pessoas ou mudado a própria. As histórias, contadas pelo jornal, ficam no site do jornal para escolha da comunidade. Uma surpresa espera as mais votadas, em outubro. A iniciativa tem o patrocínio da Joalheria e Ótica Soller, Girando Sol, Unopar, Fuhr Contabilidade, Ótica Wilson, Clínica de Reintegração Ortobiomolecular e Poder das Mãos.


Kicrê terá brechó

A Kicrê foi convidada a participar da Ação Global. A associação vai promover um brechó solidário, por meio do Projeto Dorcas. Todos os materiais são oriundos de doações arrecadadas em pontos de coleta distribuídos por Lajeado. Quem quiser abrir um posto de arrecadação de doações pode entrar em contato com a Kicrê pelo e-mail [email protected] ou telefone 99974-3145, com Eduardo.

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...