Variedades

Espaço Gourmet é atração da Turismate

Com entrada gratuita, evento ocorrerá no Parque do Ibama, de 17 a 19 de novembro

Créditos: Redação
CULINÁRIA: pães caseiros serão preparados e assados na hora, pelos clubes de mães - arquivo

Ilópolis - Um ambiente especial evidenciará os produtos que contém erva-mate na sua composição, na 8ª Turismate, que ocorre em Ilópolis, de 17 a 19 de novembro. A festa ocorrerá no Parque do Ibama e tem entrada gratuita. Entre as atrações está o Espaço Gourmet, onde serão realizadas oficinas gastronômicas e palestras, com o intuito de incentivar práticas culinárias mais saudáveis e estimular a produção e o consumo de alimentos que tenham como base a matéria-prima do chimarrão.

A programação do Espaço começa dia 17, às 14h, com a palestra A Cultura da Erva-Mate e a influência na gastronomia e nos hábitos alimentares do gaúcho. Em seguida ocorre uma oficina gastronômica. Nos dias 18 e 19, às 10h e às 14h, também haverá palestra e a oficina gastronômica. Em cada oficina serão produzidos alimentos diferentes.

"Queremos proporcionar alternativas ao uso da erva-mate, inserindo esse produto, também, na gastronomia, como um ingrediente nobre, envolvendo conhecimento, criatividade e tornando um hábito alimentar vital", explica a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Ilópolis, Daniela Stieven. Daniela acrescenta, ainda, que no final de cada oficina haverá degustação das guloseimas.

Interessados em participar podem se inscrever clicando aqui ou pelo e-mail [email protected], ou ainda pelo telefone 3774-1298, com Daniela. As vagas são limitadas. As palestras e as oficinas gastronômicas fazem parte do Projeto Artístico-Cultural da Turismate 2017, e contam com o financiamento do Pró-Cultura RS da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Produção de pães
Os clubes de mães de Ilópolis também estarão envolvidos na Turismate. "No domingo, teremos o Clube de Mães São Francisco, da Linha São Francisco, auxiliando e fazendo o relato de experiências junto ao Espaço Gourmet", comunica Daniela. O Clube de Mães Paz e Amor, de Gramadinho, também estará presente, fazendo lanches que serão comercializados no Mate Break. O Clube de Mães Amizade, da Linha Santo Antão, fará pães caseiros assados em palha de milho, nos fornos de barro junto ao quiosque.

Ao lado das oficinas gourmet funcionará a Materia, um local onde os visitantes da feira comercial e industrial poderão descansar e adquirir produtos à base de erva-mate.

Processo Histórico
O Processo Histórico da Erva-Mate é outra atração e um importante atrativo turístico que pode ser visitado durante a Turismate. Dividido em seis etapas, o processo resgata a história do cultivo, do beneficiamento e do consumo da erva-mate, desde os primórdios da civilização até a atualidade.

Um grupo de atores, formado por membros da comunidade, apresentará os meios de extração, transporte, secagem, trituração, armazenamento, tipos de moradia e as formas de consumo da erva-mate nesses mais de 500 anos, especialmente o chimarrão, a bebida símbolo do Rio Grande do Sul. Em cada estação, serão utilizados diferentes equipamentos que demonstram as dificuldades e os avanços obtidos até o aparecimento de indústrias modernas e o aumento da produção, do consumo, bem como a qualificação do beneficiamento e o respeito ao meio ambiente.

O roteiro percorre 500 metros, e a caminhada pode variar de 30 minutos até uma hora, dependendo da curiosidade do visitante. "Este processo foi criado na primeira edição do evento, em 2003, e proporciona uma viagem no tempo, que inicia na época indígena e estende-se até a indústria moderna", diz o coordenador do evento, Jurandir Marques.

"As pessoas só veem a indústria, mas não sabem como surgiu tudo isso", explica. As visitas guiadas ocorrem nos três dias de festa, das 9h às 11h e das 14h às 16h. O agendamento de grupos pode ser realizado na Central de Informações do Município pelo telefone 3774-1537.

Comentários

VEJA TAMBÉM...