Variedades

Festival do Livro Gustavo Adolfo atrai cerca de cinco mil pessoas

Evento promovido por colégio sinodal segue até hoje no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado

Créditos: Carolina Schmidt
OBRAS: Manoela Coimbra, Gabriel Blum e Cássio Lenz apreciam o Festival do Livro - Lidiane Mallmann

Lajeado - O 16° Festival do Livro do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo já reuniu cerca de cinco mil estudantes e comunidade de Lajeado e região. A variedade de obras é grande e chama atenção dos alunos, como os do 5° ano, Manoela Coimbra, Gabriel Blum e Cássio Batista Lenz. 

A programação, que conta com a presença de autores, contação de histórias, apresentações artísticas e comercialização de livros, encerra-se hoje, no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado. "O evento está superando as nossas expectativas pela presença de público, participação de pais e das crianças. Temos um retorno positivo. O nosso principal objetivo é o contato dos estudantes com a leitura", destaca Deliene Lopes, coordenadora pedagógica da Educação Infantil ao 3° ano dos Anos Iniciais.

O festival tem o patrocínio do Sicredi, Univates e Movesco com apoio da Imbrasil, Alivat, jornal O Informativo do Vale, governo do Estado, 3a Coordenadoria Regional de Educação e RBS TV. A realização é do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo.

Apresentação e releituras
Na manhã e tarde de ontem, a escritora Léia Cassol contou histórias para os pequenos da Educação Infantil e Séries Iniciais. Os alunos estudaram obras da autora, que autografou o livro produzido pelos alunos. "O melhor de um trabalho feito com a literatura é o resultado. Por meio de uma releitura, eles têm a oportunidade de criar muitas coisas. As crianças são criativas e possuem uma liberdade de expressão que nós, adultos, não temos mais." Para a escritora, eventos como o Festival do Livro auxiliam no desenvolvimento da capacidade de interação humana das crianças. "A programação tira os alunos da rotina de utilizar o computador e o tablet. Se elas interagem, criam e se apresentam, formam relações. Na infância é que se desenvolve isso, que se aprende os valores que fazem parte do caráter. Temos que pensar no tipo de ser humano que queremos ter." O Coral Infantil Gustavo Adolfo também marcou presença nos palcos do festival, durante a tarde.

Hoje
9h - Coral Infantil GA
Autor Jonas Ribeiro
Anos Finais
14h30min - Dança GA
Autor Jonas Ribeiro
Educação Infantil e Anos Iniciais 
19h - Mostra de Vídeos e Stop Motion
Ensino Médio
Encerramento oficial

Confira o vídeo:

Comentários

VEJA TAMBÉM...