Variedades

Final de semana para consolidar a força da Teutofrangofest

Segunda edição do evento teve grande presença de público e vários pratos à base de frango

Créditos: Matheus Aguilar
DELÍCIAS: culinária atraiu centenas ao Pavilhão Gastronômico - Matheus Aguilar

Teutônia - Um grande público prestigiou a 2ª Teutofrangofest, realizada neste final de semana na Associação dos Funcionários da Languiru. O evento começou na noite de sexta-feira e terminou ontem. A abertura oficial ocorreu na manhã de sábado, com a presença de autoridades locais.

Para o presidente da Câmara de Vereadores local, Juliano Körner, o festival é motivo de orgulho para os teutonienses. O coordenador regional da Agricultura, Volmar Fornari, diz que o evento alavanca a economia do Estado e do município. "Sei da importância do frango para nossa economia, pois fui produtor por 25 anos", destaca. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia e Westfália, Liane Brackmann reforça a importância dos produtores. "Se não fosse por esses guerreiros, não ocorreria este evento. Eles merecem nosso reconhecimento", declara.

Conforme o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, a Teutofrangofest surgiu como um sonho de tornar o município uma referência em frango, assim como é em suínos e leite. "E agora é uma responsabilidade também, pois o sonho se tornou uma realidade consolidada. É um momento de motivação para o setor do agronegócio, que enfrenta inúmeros desafios", frisa. Bayer ainda aproveitou para informar que a Languiru vai dobrar a capacidade de abate de frangos nos próximos cinco anos, chegando a 220 mil aves por dia.

O prefeito Jonatan Brönstrup ressalta o momento histórico. "Só realizamos esta segunda edição porque a primeira deu certo. O setor primário é fundamental para nossa economia, retornando 25% do ICMS. E o frango é responsável por um terço disso", revela. Segundo ele, o evento mostra que o trabalho em conjunto é primordial para o desenvolvimento do município. "A Teutofrangofest passa a ser uma importante marca de Teutônia", acredita.

Sucesso
A organização ficou sob responsabilidade da Câmara de Indústria e Comércio (CIC), de Teutônia. Presidente da entidade, Mariza Wolf afirma que foi um sucesso. "Fizemos pesquisa de satisfação já na sexta-feira e o público adorou. Tivemos ainda mais variedades do que o anunciado. O pavilhão gastronômico, sem dúvidas, é o grande atrativo da festa", frisa.

Saiba mais
A festa teve palestras técnicas, atrações artístico-culturais e feira comercial. No pavilhão gastronômico, o público aproveitou um cardápio diversificado, com alimentos à base de frango, desde salsichão, linguiça com ervas finas, rolê, filé à dorê, coração na chapa com farofa, coxinha da asa, pizzas, mini hambúrguer, empadas, prensadinho, croquete, pastel e risolis. Para complementar, polenta frita, queijos, salames, chocolates, picolés e sorvetes. Tudo isso regado a vinhos, espumantes e nove tipos de cervejas fabricadas na cidade.

A 2ª Teutofrangofest é uma realização da CIC Teutônia, com patrocínio master de Cooperativa Languiru e Sicredi Ouro Branco; patrocínio prata de Gemelli e Tirol; patrocínio bronze de Certel, TeutoBier, Hopy Beer, Santa Clara, Fruki, Comatra e Divine; e apoio da Prefeitura de Teutônia, Vinícola Aurora, Pizzas do Nonno e Garibaldi Cooperativa Vinícola.

Comentários

VEJA TAMBÉM...