Variedades

Ismael Caneppele participa de nova novela da Rede Globo

Obra de Walcyr Carrasco tem estreia prevista para o mês de maio

Créditos: Rita de Cássia
NOVELA: Ismael Caneppele estará no primeiro capítulo de A Dona do Pedaço

Lajeado - O escritor, ator e diretor lajeadense Ismael Caneppele poderá ser visto em breve também em horário nobre da Rede Globo. Ele fará uma participação especial na nova novela das nove, de Walcyr Carrasco, A Dona do Pedaço, substituta de O Sétimo Guardião. A estreia está prevista para 20 de maio. Ele viverá o personagem Murilo - primo do protagonista Marcos Palmeira - e aparecerá em cena do primeiro capítulo. "São duas famílias de matadores de aluguel que se odeiam, mas os filhos se amam. Eu sou um desses matadores e sou morto logo no primeiro capítulo. É uma participação bem especial e afetiva", explica Caneppele. O lajeadense gravou cenas em Jaguarão e Jaguari, no Rio Grande do Sul. E apesar da rápida participação foram cerca de dez dias envolvido com essa produção e ainda haverá cenas feitas no Projac, no Rio de Janeiro. Sempre ligado a vários projetos, Caneppele também trabalha na direção de um clipe, no lançamento de um filme e no roteiro de outra produção.

A Dona do Pedaço
A próxima novela de Walcyr Carrasco, tem direção artística de Amora Mautner e enaltece o poder feminino a partir da trajetória de Maria da Paz (Juliana Paes), uma jovem humilde, da cidade fictícia de Rio Vermelho, no Espírito Santo. Maria vem de uma família de justiceiros profissionais, os Ramirez, e se apaixona justamente por Amadeu (Marcos Palmeira), advogado formado em Vitória e membro do clã rival nos negócios, os Matheus. A trama terá duas fases e traz uma história de amor com elementos à Romeu e Julieta, sem perder o humor.


Projetos
Ismael Caneppele finaliza o novo clipe do cantor, instrumentista e compositor Filipe Catto. A música Eu Não Quero Mais é de autoria de Juliano Holanda e Igor Carvalho. A produção deverá ser lançada na Sexta-feira Santa. "O trabalho ficou bem bonito com a participação de várias pessoas de Porto Alegre. Do Vale do Taquari participou como atriz a historiadora trans Jandira Koch", conta. Além disso, prepara-se para o lançamento nacional de seu filme Música Para Quando as Luzes de Apagam - rodado no Vale do Taquari. Ainda no primeiro semestre, chegará aos cinemas de todo o Brasil. O diretor ainda trabalha no roteiro de um novo filme chamado Questão de Pele que será filmado em Lajeado e terá como tema os senegaleses.

Convite
A estrelense Jandiro Adriano Koch, a Jan - trans, escritora, formada em História - foi convidada a participar do clipe e está ansiosa para conferir o resultado. "Vejo o Ismael como alguém que vem produzindo sua subjetividade por meio de experimentações corporais, estéticas e literárias, que vem constituindo esse alguém com certa "fantasmagoria do outro lugar", que abarca inclusive a geografia, que o faz sair do pequeno Vale do Taquari ao qual, no entanto, retorna ou é retornado. Foi aqui, em meio a tantas manifestações que nos revolvem as entranhas, que nos encontramos há algum tempo. Foi para cá que ele voltou o olhar para me convidar a correr para Porto Alegre em dia de calor escaldante para fazer figuração no clipe do cantor Filipe Catto, pessoa peculiar no mundo musical. Na capital gaúcha, pude ver um tanto da materialidade do que, quase sempre nos trabalhos de Caneppele, se torna passível de ser visto de múltiplos ângulos. Foi em uma cobertura no centro da cidade onde se reuniram gays, lésbicas, negros e trans para apostolar a beleza e a força das diferenças. Ainda não vi resultados. Imagino a direção do vídeo fazendo Caneppele - novamente - sair da região para, ao mesmo tempo, voltar. Saindo porque extrapola as condições de possibilidade locais. Voltando porque me convidou; porque suas produções estão ligadas a negações de tantas coisas regionais que o assombraram para constituí-lo (e a mim); porque seremos todos convidados a ver, em breve, imagens de um evangelho apócrifo."

Comentários

VEJA TAMBÉM...