Variedades

Marques de Souza prepara Baile de Kerb

Festividade marca o aniversário de inauguração da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), na sede do município

Créditos: Alício de Assunção
FESTIVIDADE: pastor Josias Hilbert Hegele e o presidente da comunidade Luiz Carlos Musskopf destacam a importância do kerb - Alício de Assunção

Marques de Souza - Faltando pouco menos de um mês, a comunidade da sede (Centro) já se mobiliza para a realização de um de seus mais tradicionais eventos. A 131ª edição do Baile de Kerb promete agitar a cidade em 3 de fevereiro, animado pela banda Contato Show, às 22h30min, antecedido por jantar a partir das 20h30min.

Organizada pela Sociedade União Centenária, a festividade é realizada desde 1887, quando foi inaugurado o templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). "A festa de kerb está profundamente ligada aos imigrantes alemães, que vieram para o Brasil a partir de 1824 e trouxeram também as suas tradições e costumes, como essa", destaca o pastor Josias Hilbert Hegele.

A palavra kerb, de acordo com o religioso, vem do termo alemão "kirchweihfest", que era a festa alusiva à inauguração, dedicação do templo de uma comunidade. "Ou seja, a festa de kerb é uma comemoração do aniversário da igreja. Tem um sentido profundamente religioso, pois quer manter viva a importância da igreja numa determinada localidade. Ao mesmo tempo, deve-se fazer uma reflexão crítica sobre ela. Não se trata de promover um consumo exagerado de comida e bebida. Quando comemorada com respeito e sinceridade, a festa de kerb pode ser um momento especial para a comunhão e confraternização."

Presidente da comunidade organizadora, o professor aposentado Luiz Carlos Musskopf (74) recorda do primeiro kerb que viveu na cidade. "Foi em 1962, quando eram realizados bailes no sábado, domingo e segunda-feira, nos salões Lammel e no antigo Coquinho. No domingo pela manhã, havia o culto rezado pelo pastor Eberard Engenhardt. Ao meio-dia, as famílias se reuniam para o almoço na tradicional fresskerb - a festa da comilança -, e, à noite, todos iam dançar. Na praça em frente à igreja, eram escondidos vales-cervejas. Uma época difícil de esquecer."

Saiba mais
Ingressos e informações sobre o kerb podem ser obtidos pelo telefone 99211-6726.

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...