Variedades

Mostra Tabajara Ruas de Cinema chega a Lajeado

De 18 a 24/09, o Sesc exibe produções do cineasta gaúcho, com entrada franca


- Assessoria de Imprensa Sesc/RS

Lajeado - O Sesc Lajeado recebe, entre os dias 18 e 24 de setembro, a Mostra Tabajara Ruas de Cinema. A mostra exibirá os quatro longas-metragens produzidos pelo cineasta gaúcho. As sessões ocorrerão no Teatro do Sesc Lajeado (Rua Silva Jardim, 135) e têm entrada franca, mediante agendamento prévio pelo telefone (51) 3714-2266. Confira os filmes disponíveis abaixo. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/lajeado e na página www.facebook.com/sesclajeadors

Entre os filmes disponíveis estão "Netto perde sua alma" "Netto e o Domador de Cavalos". Ambas as ficções narram estórias do político e militar Antônio de Souza Netto. Na primeira, enquanto Netto se recupera de um ferimento sofrido na Guerra do Paraguai, alucina com a visita de antigos companheiros e amores. O filme é inspirado no livro homônimo, publicado em 2001. Já na segunda, enquanto Netto busca soldados para a guerra descobre que seu amigo domador de cavalos está preso por crimes que não cometeu. Para libertá-lo vive aventuras que envolvem até o negrinho do Pastoreio.

As outras opções são "Brizola Tempo de Lutas" "Os Senhores da Guerra". O primeiro é um documentário sobre a vida do político gaúcho, desde o seu nascimento até sua candidatura à presidência. O trabalho recolhe depoimentos de familiares, amigos, companheiros e lideres políticos de peso, como Luís Carlos Prestes, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff e Mário Soares, ex-presidente de Portugal. Já o segundo conta a história de Júlio e Carlos, irmãos separados na Revolução 1923 pelas oposições ideológicas, são obrigados a se enfrentar em batalha anos depois.

Tabajara Ruas é um dos nomes-referência da literatura e do cinema gaúcho. Com 40 anos de carreira, o uruguaianense soma nove romances publicados, além de ensaios, contos e traduções. No cinema, exerce o papel de diretor, produtor e roteirista, somando quatro películas produzidas e dirigidas, e participação em mais 12 filmes, entre eles a série "O tempo e o vento", de Jayme Monjardim. Conquistou o Prêmio Açorianos de Literatura, Prêmio Erico Verissimo, a Medalha do Mérito Farroupilha, o título de cidadão de Porto Alegre, a Medalha da Vitória do Ministério da Defesa e foi condecorado com a ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador.

Sobre o Arte Sesc - Cultura por toda parte - Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Mostra Tabajara Ruas de Cinema - Lajeado
 
Datas: 18 a 24 setembro
Local: Teatro do Sesc Lajeado (Rua Silva Jardim, 135)
Entrada franca, mediante agendamento prévio pelo telefone (51) 3714-2266
 
Filmes disponíveis
 
Netto Perde Sua Alma
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: O general Antônio de Souza Netto, proclamador da República Rio-grandense durante a Guerra dos Farrapos, é ferido em plena Guerra do Paraguai. Enquanto se recupera no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina, percebe que coisas estranhas estão ocorrendo ao seu redor. Ali recebe a visita do antigo companheiro, sargento Caldeira e juntos rememoram suas participações na guerra, o encontro com Milonga - jovem escravo do Corpo de Lanceiros Negros, o amor com Maria Escayola e o exílio no Uruguai.
 
Netto e o Domador de Cavalos
Classificação etária: livre
Sinopse: No início da revolução farroupilha, o então coronel Antônio de Souza Netto, busca soldados para a guerra que se inicia. Enquanto vaga pelos pampas gaúchos e uruguaios, descobre que seu antigo parceiro o domador de cavalos Índio Torres, está preso em um forte militar, acusado de crimes que não cometeu. Na luta para libertá-lo, se envolve com escravos rebelados, entre eles o negrinho do Pastoreio.
 
Brizola Tempo de Lutas
Classificação etária: livre
Sinopse: A vida de Leonel Brizola, falecido em 2004, governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, e sua participação em mais de 60 anos de atuação política. Para contar sua história desde o nascimento no interior de Carazinho até a candidatura a presidente do Brasil, 27 depoimentos de familiares, amigos, companheiros e lideres políticos de peso, como Luís Carlos Prestes, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff e Mário Soares, ex-presidente de Portugal.
 
Os Senhores da Guerra
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: Júlio e Carlos são irmãos. Amigos, cultos, ricos, são separados pela Revolução de 1923, que divide o Rio Grande do Sul entre chimangos e maragatos. Júlio, prefeito de Santa Maria, legalista, recebe a missão de impedir o avanço das tropas revolucionárias, comandadas por Zeca Netto, de quem seu irmão Carlos, maragato, é secretário. As ideias são opostas, mas o sangue é o mesmo e eles vão ter que enfrentam numa grande batalha.

Comentários

VEJA TAMBÉM...