Variedades

Pré-Feira do Livro incentiva diversas atividades escolares

Introdução à feira, agendada de 2 a 6 de outubro, tem motivado ações culturais nas salas de aula de Estrela

Créditos: Assessoria de Imprensa

Estrela - A 8ª Feira do Livro de Estrela - "Para além de ler, ver o mundo", uma promoção da Secretaria Municipal de Educação (Smed), está agendada para ocorrer de 2 a 6 de outubro. Mas uma série de atividades já têm, ao longo dos últimos meses, introduzido obras, temas e autores no cotidiano de alunos e público em geral. Na rede municipal de ensino, além da participação em oficinas com escritores que estarão presentes ao evento, projetos diversos seguem mobilizando estudantes, professores e familiares.

Nas aulas de português da professora Priscila Pedrosos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas, várias tarefas têm focado o evento. Com alunos do 7º ano, a proposta foi reproduzir, de forma criativa, o conto "Uma lágrima na parede", do livro "7 histórias de gelar o sangue", do escritor Antônio Schimeneck, patrono da feira. Após a leitura, alunos se fotografaram, dando destaque à expressão facial, e reproduziram o conto com suas próprias fotos, em quadros pintados à mão e decorados. Depois, construíram uma maquete do conto "Noite de caça", onde reproduziram a última cena da história. Também sob orientação da professora Priscila, estudantes dos 6ºs anos realizaram trabalho baseado no livro "Cartas a povos distantes", de Fábio Monteiro, outro autor presente à feira. Na ação, foi desenvolvido um projeto em que os jovens puderam se expressar através de cartas, no resgate de um meio de comunicação pouco utilizado na atual era digital. "Uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento social das crianças. Além de estimular a leitura, escrita e a curiosidade, os alunos criam e desenvolvem argumentações", destaca Priscila. Na sequência, as cartas foram trocadas entre alunos das diferentes turmas e, assim como no livro inspirador, é mantido sigilo sobre suas identidades.

Iniciativa na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Ruth Markus Huber levou pais e alunos do 1º ano para as salas de aula à noite, em ação dedicada ao Dia da Família. Sob o comando da professora Márcia Wickert foi focada a poesia "Espirros e Suspiros", do livro "Abraços Beijados e Beijos Abraçados", do escritor Jonas Ribeiro, que estará na feira e já realizou outras ações em Estrela. "Alunos e pais trabalharam a dramatização do tema da poesia, o que gerou muita diversão e interação entre todos", destaca Márcia. Recentemente alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diel, de Linha Lenz, interior do município, entrevistaram o patrono Antônio Schimeneck por meio de videoconferência. Entre os objetivos dos estudantes, obter material para a confecção do jornal "Nona Hora", que irá circular no colégio até o fim do ano trazendo a feira como principal tema.

A Feira do Livro 2018 é uma promoção do Governo de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Tem financiamento do Pró-Cultura RS-LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS e conta com patrocínio da Tomazi Logística, Movesco, Supermercado STR, Launer Química e AC Müller. Mais informações na Smed pelo telefone 3981-1134.

 

Programação oficial da feira

2 out | terça-feira

Autor presente: Jonas Ribeiro

Hora do Conto

18h - Sessão de autógrafos com o escritor Jonas Ribeiro

19h30min - Cerimônia de Abertura e show com Vocal em Cena


3 out | quarta-feira

Autores presentes: Jonas Ribeiro e Marcos Meier

Hora do Conto

19h15min - Momento cultural com Kelly Carvalho

19h30min - Palestra com Marcos Meier « Limites e emoções - uma conversa sincera e atual sobre educação de filhos »

 4 out | quinta-feira

Autor presente: Antônio Schimeneck

Hora do Conto

19h30min - Conversa com o patrono Antônio Schimeneck e Espetáculo da Orquestra do Colégio Martin Luther

 5 out | sexta-feira

Autores presentes: Antônio Schimeneck e Fábio Monteiro

19h30min - Espetáculo « A Sbórnia Kontr'atraka » com Hique Gomez e Simone Rasslan

 6 out | sábado

Autor presente: Antônio Schimeneck

Hora do Conto

9h - Sarau Literário da Alivat

10h30min - Lançamento da coletânea « Tenho uma história para te contar » produção da Emei

Paulo Freire

11h30min - Sessão de autógrafos com a escritora estrelense Giovana Morais Rigo

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...