Variedades

Projeto de capoeira nas férias ocorrerá em diversos bairros

Ação visa proporcionar às crianças e aos jovens interessados a prática da atividade

Créditos: Da Redação
Comunidade poderá participar das rodas de capoeira - Édson Luís Schaeffer/arquivo/divulgação

Teutônia - Quem tem vontade conhecer ou jogar capoeira terá a oportunidade durante o mês de fevereiro. Integrando os Núcleos de Cultura de Teutônia, o projeto Verão Capoeira nas Comunidades ocorrerá em diversos locais do município. A atividade é gratuita e é organizada pelo professor de capoeira e Mestre Submission, Claiton Crovatto Júnior, através da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.

A atividade já iniciou nesta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, na Vila Popular. Neste sábado, dia 9, será a vez do Parque Poliesportivo, no Bairro Canabarro, sediar o projeto, das 14h às 18h. O projeto ainda será executado na Associação Pró-Desenvolvimento do Bairro Languiru, na Prefeitura, na praça do Loteamento 8 (Morada do Sol) e no Loteamento Arco-Íris, conforme cronograma segue a seguir.

Conforme o professor, o projeto visa proporcionar às crianças e aos jovens interessados a prática da capoeira. "Uma atividade de férias onde eles poderão dar continuidade às oficinas realizadas durante o ano em suas escolas, assim podendo ter um diferencial nas férias escolares: estar longe das drogas e da marginalidade. Sempre visamos a disciplina, dentro e fora das aulas, o que consideramos ser um dos principais benefícios oferecidos pela capoeira para a formação moral do aluno", frisa.

Que tiver interesse em participar, é só se deslocar até um dos pontos. Mas é preciso estar atento à vestimenta. "No início, uma roupa confortável é suficiente: calça de moletom, tactel ou lycra, e camiseta, e geralmente descalço. Para mulheres, recomenda-se que se utilize top por debaixo da camiseta. Para as crianças, poderá ser uma bermuda confortável", explica.

Crovatto ainda acrescenta que a prática da capoeira possui inúmeros benefícios. "Atende a todos os públicos e faixas etárias, ajuda a liberar o estresse, trabalha todo o corpo, estimula o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético, promove maior flexibilidade, promove maior coordenação, estimula a velocidade, estimula a autoconfiança, define o corpo, evidencia o valor da defesa e não do ataque, estimula o respeito pelo próximo, amplia o conhecimento e desestimula a timidez", pontua.

A capoeira é trabalhada nos Núcleos de Cultura em turno inverso escolar, com grupos no Centro Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, Escola 24 de Maio e Parque Poliesportivo (sábados à tarde, aberto ao público). Já a Melhor Idade e pessoas com necessidades especiais se reúnem nas quartas-feiras, das 8h30min às 10h, no Centro Comunitário Martin Luther, no Bairro Languiru.

Cronograma 

- 09 de fevereiro: Parque Poliesportivo, no Bairro Canabarro, das 14h às 18h

- 13 de fevereiro: Associação Pró-Desenvolvimento do Bairro Languiru, das 10h às 12h e das 14h às 18h

- 16 de fevereiro: Parque Poliesportivo, no Bairro Canabarro, das 14h às 18h

- 17 de fevereiro: Prefeitura, das 14h às 18h

- 20 de fevereiro: Praça do Loteamento 8 (Morada do Sol), das 10h às 12h e das 14h às 18h

- 24 de fevereiro: Prefeitura, das 14h às 18h, junto ao Arte na Rua e Carnaval Infantil

- 27 de fevereiro: Loteamento Arco-Íris, das 10h às 12h e das 14h às 18h

Comments

SEE ALSO ...