Variedades

Saiba mais sobre a origem do nome do município de Sério

Duas versões são atribuídas à origem da denominação da cidade

Créditos: Alício de Assunção
DIVULGAÇÃO: o nome curioso da cidade serve para atrair visitantes - Alício de Assunção

Sério - Nos primórdios da colonização, em meados de 1880, a denominação Cruzinha, originária de um pequeno cemitério, identificava o povoado localizado a 670 metros de altitude, na ponta da região, à beira da estrada em direção a Boqueirão do Leão, habitada inicialmente por luso-brasileiros. A partir de 1890, com a chegada de imigrantes alemães, e de 1910, com os italianos subindo a serra, a localidade começou a se desenvolver e até mudou de nome, por meados de 1925, para Sério, o que causa curiosidade até hoje.

Fala sério! Sério? São algumas das expressões de espanto e surpresa para quem é de fora. Mas para os moradores é motivo de orgulho, divertimento e até uma maneira de divulgar a localidade. "As pessoas, na maioria das vezes, acham engraçado quando falamos que somos de Sério, dizendo "Sério mesmo?", "Fala sério!" ou "Todo mundo lá é sério?", e dessa forma criamos o slogan "Sério te espera sorrindo" para fazer a divulgação do nome de uma forma diferente, alegre, mas utilizando expressões que as pessoas costumam falar quando nos referimos que somos daqui. Recentemente lançamos o projeto de turismo "Leve sua vida a Sério", que faz esse duplo sentido", destaca a secretária de Turismo, Carla Ferri.

História
De acordo com informações transmitidas por diversas gerações, existem duas versões para a denominação: uma delas atribui consideração a Antônio Franciosi, dono de terras no local conhecido como Cruzinha e um dos primeiros moradores. Seus pais eram naturais da província de Verona, Itália, onde existia o Vale do Rio Sério, por isso eram chamados pelos vizinhos como "o pessoal do Sério".
A outra também relaciona a família Franciosi com o nome do município. Descendentes de italianos, ao se referirem ao morador Sérgio Franciosi, tinham dificuldade com a pronúncia da letra "g" e em vez de Sérgio, pronunciavam Sério.

Hoje, com cerca de 2,1 mil habitantes, Sério é uma mistura de encanto, com belezas naturais e a tranquilidade de uma pequena cidade interiorana. A hospitalidade se destaca, assim como a gastronomia, que contempla diversas culturas e cativam os visitantes. Cercado por montanhas, dezenas de estradas rurais e intensas áreas de reflorestamento e matas nativas, o município é o lugar ideal para quem procura um local para momentos de paz e lazer. Como diz um dos slogans do município: "Sério te espera sorrindo!".

Comentários

VEJA TAMBÉM...