Variedades

Semana de Arte inicia com Festival de Cinema e Concurso de Vídeo-Oratória

Colégio Madre Bárbara realizará uma semana inteira com programações culturais que envolvem os alunos


- Renata Leal/Colégio Madre Bárbara/divulgação

Lajeado -  O Colégio Madre Bárbara realizou a abertura da Semana de Arte com o IX Festival de Cinema e V Concurso de Vídeo-Oratória na segunda-feira (24). Foram exibidos quatro curtas-metragens produzidos pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio e adaptados dos contos dos escritores Lygia Fagundes Telles, Altair Martins, Conceição Evaristo e Marina Colasanti. No Concurso de Vídeo-Oratórias foram selecionados dez alunos das turmas de 1ºs anos do Ensino Médio que gravaram vídeos com o tema: "Amor: que espaço ele ocupa na minha vida?".

O melhor curta-metragem escolhido pelo júri técnico e popular foi o filme "Sinto muito" com adaptação do conto Maria de Conceição Evaristo. Já nas vídeo-oratórias, foram escolhidas em primeiro lugar a aluna Milena Ewald, em segundo Mariana Medeiros e em terceiro o aluno Jonas da Silva, que também teve melhor votação no júri popular.

Foram mais de três meses de preparação dos curtas e vídeos entre oficinas sobre oratória e técnicas audiovisuais e de edição, além de diversas outras atividades. A coordenadora do evento, professora de português e literatura Aline Konrath, afirma que a cada ano são novos aprendizados para os alunos e também para ela. "São novas experiências e é extremamente gratificante participar desse processo. Os alunos crescem bastante ao longo do trabalho, pouco a pouco vencem etapas e o resultado é essa noite, quando ficam na expectativa, animados para esse momento."

Para a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Caroline Neves, que foi escolhida como melhor atriz e também ganhou troféu do melhor curta "Sinto muito", foi uma grande experiência participar do Festival de Cinema. "Fico orgulhosa de todo o elenco. Cada um fez a sua parte e juntos conseguimos fazer um grande trabalho. Foi cansativo, mas valeu muito a pena", conta.

Já a aluna do 1º ano do Ensino Médio Milena Ewald ficou surpresa com o resultado de primeiro lugar. "Nunca imaginei que conquistaria o prêmio. Escrevi o texto e falei o que realmente sinto sobre o amor próprio. Foi complicado escrever e falar tudo de maneira formal, mas estou muito feliz com o resultado."

Premiação Festival

Melhor trilha sonora - Ambição (adaptação do conto A moça tecelã - Marina Colasanti)

Melhor edição - Sinto muito (adaptação do conto Maria - Conceição Evaristo)

Melhor figurino - Pomba enamorada (adaptação do conto Pomba enamorada ou uma história de amor - Lygia Fagundes Telles)

Melhor roteiro - Pomba enamorada

Melhor fotografia - Sinto muito

Melhor atriz coadjuvante - Raquel Sandri do curta Pomba enamorada

Melhor ator coadjuvante - Artur de Borba do curta Sinto muito

Melhor atriz - Carolina Neves do curta Sinto muito

Melhor ator - Leonardo Sartori do curta Ambição

Júri popular - Sinto muito

Júri técnico - Sinto muito

 

Programação da Semana de Arte

Nesta terça-feira (25) inicia o Sarau Artístico com as turmas dos 1ºs anos dos Anos Iniciais e turma 24. O ingresso é uma peça de roupa em bom estado por família.

Já quarta-feira (26), o Sarau será para as turmas de 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental. O ingresso é um pacote de bolacha doce ou salgada por família.

Quinta-feira (27), as apresentações serão para as turmas de 4ºs e 5ºs, anos e o ingresso será um produto de higiene e/ou limpeza por família.

De terça a quinta, alunos que frequentam o Projeto Extracurricular de Música também subirão ao palco.

Sexta-feira (28) encerramento com o Grupo de Teatro Touchê e, como ingresso, um brinquedo em bom estado por família.

Comentários

VEJA TAMBÉM...