Variedades

Ser saudável é mais legal

Oferecer às crianças uma dieta rica em nutrientes e divertida requer dedicação dos pais

Créditos: Rita de Cássia
NUTRICIONISTA: Luisa Müller Arruda - divulgação

Lajeado - Inserir alimentos saudáveis não é uma tarefa fácil, tanto para adultos e quanto para crianças. Mas é preciso conscientização da importância deles para uma vida melhor. Saber mais sobre o que comemos também é uma estratégia. Entender a função de cada alimento ajuda a esclarecer o motivo de ser consumido. A criatividade no preparo é fato determinante, principalmente para as crianças. "Todos nós somos muito influenciados pela visão, as crianças mais ainda. Utilizando as cores e as formas dos alimentos é possível criar imagens e figuras que chamem a atenção, o que ajuda a despertar a curiosidade e provar ou consumir os alimentos mais facilmente", explica a nutricionista Luisa Müller Arruda.

O Informativo do Vale - Como escolher os alimentos para montar o lanche de uma criança?
Luisa Müller Arruda - O lanche da criança é muito importante, pois é o momento em que ela irá se alimentar entre as principais refeições, fazendo com que se mantenha nutrida durante os estudos e não chegue na próxima refeição com muita fome. Por isso, o lanche deve ser completo e variado com carboidratos, proteínas e gorduras para uma melhor saciedade. É muito importante respeitar os gostos e dar preferência para alimentos in natura. Os alimentos industrializados são muito palatáveis e atraem as crianças, mas o ideal é que este consumo seja a exceção."

O Informativo do Vale - Os sucos são considerados uma boa opção? Há outras alternativas?
Luisa - Os sucos de caixinhas não são boa opção, pois são ricos em açúcares, corantes e conservantes e geralmente tem muito pouco da fruta. Sucos naturais podem ser sim uma boa opção.

Algumas opções

- Frutas picadas em potinhos: morango, uva, manga, melão, melancia, kiwi.
- Cenoura baby, tomatinhos cerejas com queijo minas picado, milho cozido.
- Sanduíches com queijo branco ou muçarela e vegetais.
- Tapioca salgada: queijo, tomate e orégano, requeijão, ovo mexido.
- Tapioca doce: banana com canela, geleia de frutas.
- Bolos caseiros, bolo salgado de legumes.
- Iogurte de frutas.
- Castanhas, nozes, amêndoas.

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