Variedades

T-Cross 200 TSI: SUV com ótimo custo-benefício


- Luiz Brust

Modelo que chegou para revolucionar o segmento de SUVs compactos no Brasil, o Volkswagen T-Cross oferece excelente combinação de equipamentos exclusivos, extensa lista de itens de série, segurança, conectividade, motores eficientes e prazer ao dirigir. As versões 200 TSI, 200 TSI Automático e Comfortline 200 TSI Automático ressaltam essas características, proporcionando ótima relação custo-benefício. O carro se destaca por seu excelente comportamento dinâmico, características dos veículos produzidos sobre a Estratégia Modular MQB e pelos motores TSI, de alta eficiência energética e prazer ao dirigir. 

O motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de até 128 cv (94 kW) a 5.500 RPM, com etanol - com gasolina, são 116 cv (85 kW), à mesma rotação. O torque máximo é de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, sempre na faixa de 2.000 a 3.500 rpm. Esse motor pode ser combinado a duas opções de câmbio, ambas de seis marchas: manual ou automática com função Tiptronic, que também conta com as aletas no volante para troca de marcha - "shift paddles". Com este câmbio automático, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e atinge 184 km/h de velocidade máxima. Os números de consumo de combustível comprovam a eficiência do motor 200 TSI, 12 km/litro de gasolina (combinado cidade/estrada). O tanque do T-Cross tem capacidade para 52 litros.

Versões muito bem equipadas
O T-Cross já é muito equipado desde a versão 200 TSI, que traz de série Controle de Estabilidade (ESC), seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), direção elétrica e ajuste de altura e distância para o volante, assistente para partida em rampas (Hill Hold) e sensores traseiros de estacionamento. Também sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, faróis com função "Coming & Leaving home", faróis de neblina com função "cornering", mais luzes de condução diurna e lanternas traseiras em led. Além disso, banco dianteiro do passageiro com encosto rebatível, suporte para smartphone com entrada USB para carregamento, travas e vidros elétricos e volante multifuncional. 

Como opcional, o pacote Interactive I inclui sistema de som Composition Touch com tela colorida sensível ao toque de 6,5" e App-connect, dois alto-falantes adicionais (além dos quatro de série), câmera de ré para auxílio em manobras e sensores dianteiros de estacionamento - sensores traseiros são de série.

O T-Cross 200 TSI Automático traz o câmbio automático de seis marchas, controle automático de velocidade, apoio de braço central com porta-objetos, volante multifuncional revestido de couro com "shift paddles", duas entradas USB para o banco traseiro e saída traseira de ar-condicionado. Conta ainda com sistema de som Composition Touch com tela colorida sensível ao toque ("touchscreen") de 6,5 polegadas e App-Connect. Visualmente, se diferencia da 200 TSI pela grade dianteira em preto e logotipo "Automatic" na tampa do porta-malas.
Há para o T-Cross 200 TSI Automático apenas um pacote de opcionais, chamado Interactive II e que inclui câmera de ré para auxílio em manobras e sensores dianteiros de estacionamento e espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico.

O Comfortline 200 TSI Automático adiciona ar-condicionado digital Climatronic, banco do motorista com ajuste lombar, câmera de ré para auxílio no estacionamento, indicador de pressão dos pneus (RKA), manopla da alavanca de câmbio revestida de couro e porta-luvas refrigerado. Soma o sistema "save" de variação do espaço do porta-malas, rodas de liga leve de 17" com pneus 205/55 R17, sensores dianteiros de estacionamento (além dos traseiros) e sistema de frenagem automática 
pós-colisão. 

O Comfortline 200 TSI Automático tem quatro pacotes opcionais:
1. Exclusive & Interactive: sistema de infotainment "Discover Media" com navegador via satélite, tela de oito polegadas, comando por voz e entrada USB no console central; iluminação ambiente em led; seletor do modo de condução; sistema Kessy de abertura das portas sem chave e partida do motor por botão; espelhos 
retrovisores externos com rebatimento elétrico e tapetes adicionais de carpete. 
2. Sky View II: teto solar panorâmico, espelho retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular. 
3. Design View: bancos de couro com detalhes em "Marrakesh Brown" e apliques decorativos no painel com detalhes em bronze namíbia. 
4. Premium: sistema Park Assist 3.0, faróis full-led com luz de condução diurna em led e sistema de som "Beats" com subwoofer.

Construção segura
A exemplo de outros modelos fabricados sobre a Estratégia Modular MQB, o T-Cross utiliza aços especiais em sua estrutura. Isso colabora para reduzir o peso do veículo e melhora seu desempenho em testes de colisão. Mede 4.199 mm de comprimento e 1.568 mm de altura, com 2.651 mm de distância entre-eixos. A capacidade do porta-malas do T-Cross é excelente, com volume variável entre 373 e 420 litros. O encosto rebatível do banco do passageiro dianteiro oferece ainda mais flexibilidade. 

Como item de série, tem freios a disco nas quatro rodas - 276 mm de diâmetro nas dianteiras e 230 mm de diâmetro nas traseiras. As suspensões do T-Cross têm configuração dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo de torção. Traz pneus "verdes", de baixa resistência ao rolamento, que 
colaboram para menor consumo de combustível - sem deixar de lado a performance dinâmica (dirigibilidade e frenagens).

Outro diferencial importante do T-Cross: o modelo tem as três primeiras revisões (10.000 km, 20.000 km e 30.000 km) gratuitas para todas as versões. Com isso, o plano de manutenção até os 60.000 km é 53% mais barato que a média dos concorrentes.

Test drive
A Motomecânica, concessionária Volkswagen de Lajeado, colocou à disposição do Caderno Motor para test drive o modelo T-Cross CL TSI Comfortline com câmbio automático. No teste de estrada, o carro se mostrou seguro, bastante econômico e muito confortável. Os 128 cv combinados com o ótimo câmbio sem solavancos 
transmitem muita segurança nas ultrapassagens. Freios eficientes deixam o condutor e passageiros tranquilos. O sistema de som excelente tornou nosso passeio agradável. Suspensão ótima, não prega sustos numa tocada um pouco mais "agressiva". Enfim, a Volkswagen acertou em cheio, mais uma vez, na renovação de sua 
linha. Qualidade e eficiência são sempre bem-vindos. Um show de SUV.

Mais informações na Motomecânica de Lajeado, fone 3710-2511

Comments

SEE ALSO ...