Variedades

Turistas vivenciam dia de colheita de uva em parreiral de Imigrante

Iniciativa ocorreu domingo no interior do município

Créditos: Alício de Assunção
VIVÊNCIAS: caminhantes participaram da atividade da colheita da uva - Alício de Assunção

Imigrante  - O domingo foi especial e diferente para um grupo cerca de cem caminhantes de municípios como Porto Alegre, São Leopoldo, Garibaldi, Estrela, Arroio do Meio, Lajeado, Roca Sales e Encantado. Eles participaram de mais uma iniciativa do projeto Passeios na Colônia.

Além de percorrer a pé dez quilômetros por estradas rurais, contemplando as belezas naturais do interior de Imigrante e Coronel Pilar, os participantes tiveram a oportunidade de colher uvas, através do sistema colhe-pague, na propriedade da família Rabaiolli, na Linha Cruzeiro. Durante uma hora, sob um extenso parreiral de uvas da variedade francesa, os caminhantes participaram como "atores" de uma atividade que faz parte do dia a dia dos produtores rurais da região nessa época do ano, em que dezenas de trabalhadores colhem as uvas fornecidas para indústrias da região da serra gaúcha.

"Foi maravilhoso colher a uva direto do parreiral, escolhendo os melhores cachos. Parece que a uva colhida por nós torna-se mais saborosa e fresquinha. Nunca comi uvas tão boas como essas", afirmou a arroio-meense Rosane Meyer (52), que ao lado do esposo Ronei Mayer (56), demonstravam-se felizes pela experiência.



Para o empreendedor rural Marcelo Rabaiolli, a iniciativa pode ser um fato despertador para o turismo rural. "É a primeira vez que recebemos um grupo para colher uvas em nossa propriedade. Uma venda direta ao consumidor que sente-se feliz em pagar pelo produto colhido por ele mesmo", destaca.

Gastronomia
Já na propriedade da família Lorensini, em Linha Harmonia Alta, os caminhantes puderam degustar da gastronomia da localidade, representada por massas, galetos e tortéis. "Um momento importante para nosso município, que recebe turistas para desfrutar de nossas belezas e gastronomia, numa demonstração a nossas comunidades do interior que elas podem ser fortes economicamente. Um dia muito especial para Imigrante", afirmou o prefeito Celso Kaplan.

Comentários

VEJA TAMBÉM...