Colunistas

Coluna Cooperar


Ocorre hoje a inauguração do Condomínio Avícola da Dália Alimentos localizado em Linha Tenente Fialho, Vespasiano Corrêa. No dia 30 será a vez do condomínio de Encantado, localizado em Linha São Luis. Em abril entram em atividade condomínios em Mato Leitão e Anta Gorda. Em Venâncio Aires, Marques de Souza, Cruzeiro do Sul, Encantado São Luis e Relvado ainda não tem há data prevista para inauguração, pois as obras encontram-se em andamento.

O Sicredi conquistou o primeiro lugar na preferência entre as instituições financeiras do Marcas de Quem Decide, estudo promovido, há 22 anos, pelo Jornal do Comércio e pelo Instituto Qualidata. Também obteve o primeiro lugar na preferência e na lembrança da categoria Cooperativa de Crédito e foi destaque na categoria Marca Gaúcha Inovadora, ficando em terceiro lugar em lembrança e preferência de marca.

A Unimed VTRP suspendeu temporariamente todos os eventos do primeiro semestre de 2020 em função do avanço do coronavírus. As edições do Dia Mundial da Saúde Unimed, previstas para os dias 5 de abril em Lajeado, e 25 de maio em Santa Cruz do Sul, serão realizadas apenas no segundo semestre. Também estão suspensos por tempo indeterminado todos os grupos de atividades físicas e caminhada realizados nas unidades do Espaço Viver Bem em Santa Cruz do Sul, Lajeado, Encantado e Venâncio Aires.

O Sicredi Região dos Vales também está cancelando as assembleias de núcleo que seriam realizadas nos municípios de Putinga, Ilópolis, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Relvado, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Capitão, Arroio do Meio e Roca Sales. Os sorteios finais da Promoção Sorte Cooperada Sicredi, que seriam realizados durante o Processo Assemblear, serão mantidos nas mesmas datas, sendo realizados nas agências do Sicredi dos respectivos municípios.

Quem também suspenderá temporariamente os eventos e o calendário de assembleias de núcleo é a Sicredi Integração RS/MG. A decisão compreendeu inclusive a assembleia que ocorreria ontem à noite, no Clube Tiro e Caça, em Lajeado.

Cooperados do Sicoob podem atualizar o aplicativo Sicoob Mapas, disponível nas lojas virtuais Google Play Store (Android) e App Store (IOS). O App permite a captura das coordenadas geodésicas das áreas que formam a área (gleba) a ser financiada pela cooperativa, e torna o processo de envio das informações à Nova Plataforma Rural (NPCR) e ao Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor) mais seguro, rápido e preciso. No momento da captura, o dispositivo móvel (smartphone, tablet, etc.) não precisa estar conectado à internet, basta que o usuário visualize previamente o local do empreendimento pelo mapa do aplicativo, o que permite a utilização em regiões sem sinal de internet.

Interessados em ampliar os conhecimentos sobre os valores, princípios, funcionamento e estrutura das sociedades cooperativas podem participar do curso de Fundamentos do Cooperativismo. Em sua terceira edição, está com inscrições abertas até o dia 19, e será realizado entre 24 de março e 9 de junho, na Certel, em Teutônia.

Foi apresentado oficialmente, no dia 12, pela Cooperativa Languiru, o projeto e detalhes do novo Supermercado Languiru. O estabelecimento será instalado no Shopping Lajeado. As obras de adaptação iniciaram neste mês, e o início das operações deve ocorrer durante o primeiro semestre de 2020. A área total terá cerca de 3.400m², e prevê a instalação de uma loja Agrocenter Languiru e de uma unidade da Farmácia Languiru.

Foi realizado na semana passada o Tour de Soja - Sementes Copercampos, em Barracão/RS. Os produtores visualizaram os diferenciais de cada cultivar e maior resistência ao estresse hídrico, já que a região enfrenta longos períodos de estiagem nesta safra. Ao todo, 17 cultivares foram apresentadas, destas, duas ainda estão em avaliação no Campo Demonstrativo da cooperativa.

Após 46 pré-assembleias pela região, a Cresol promoveu sábado a sua assembleia geral. O evento foi realizado no ginásio do distrito de Castelinho, em Frederico Westphalen, e reuniu centenas de associados da região, além de representantes das cooperativas da base Celeiro e Missões, da Emater e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, presidentes de cooperativas e lideranças políticas. A cooperativa encerrou o ano com 8.436 associados e uma cota capital de mais de R$ 8 milhões.

De 13 de março a 7 de abril, associados, colaboradores e seus dependentes podem se inscrever para fazer a vacina contra a gripe através da Cotrijal. Os interessados na imunização devem procurar sua Unidade de Negócios - junto ao coordenador administrativo. A dose da vacina quadrivalente terá custo de R$ 59 e a aplicação acontecerá entre os dias 14 e 15 de abril. A vacina previne infecção pelo vírus Influenza que causa a gripe, com duas cepas de vírus A (incluindo o H1N1) e duas cepas de vírus B.

Em pauta:

Marcus Vinícius Araujo França (60) contador, gerente financeiro na Certaja.
Há quanto tempo está envolvido com o cooperativismo: Há aproximadamente 15 anos
Para você, cooperar é... empreender iniciativas em conjunto, visando suprir necessidades que sejam comuns a um determinado grupo de pessoas.


Agenda 7

Comments