Coronavírus

Iniciada a vacinação de idosos a domicílio contra o vírus influenza

Primeira fase contempla pessoas com 60 anos ou mais de idade e trabalhadores da saúde


Vacinação domiciliar de idosos começou nesta segunda-feira - Paulo Sérgio Rosa/divulgação

TEUTÔNIA | O município iniciou na tarde de segunda-feira, 23, a campanha de vacinação contra o vírus influenza (gripe). A primeira fase contempla pessoas com 60 anos ou mais de idade e trabalhadores da saúde. A imunização para os idosos está ocorrendo de forma domiciliar e, para isso, solicita-se que as residências onde há idosos sejam identificadas com lenço vermelho em local visível. Área da ESF Morada do Sol, no Loteamento 8, está sendo a primeira região contemplada.

Em função das ações de combate ao novo coronavírus, os moradores dos bairros Canabarro, Centro Administrativo, Languiru, Alesgut e Teutônia, que se enquadram no público-alvo da primeira fase, irão receber a vacina em casa. Cada bairro será setorizado e, em cada turno, uma região será atendida por equipes volantes da Secretaria de Saúde.

As regiões serão informadas ao longo da vacinação, pelas redes sociais da prefeitura, moto ou carro som e boletim de rádio. Solicita-se que os idosos aguardem a aplicação da vacina, que pode ser feita até o dia 15 de abril, em sua residência, evitando o deslocamento até as unidades de saúde e cumprindo os decretos publicados pelo Município, no sentido de evitar aglomerações de público e, assim, coibir a possibilidade de transmissão do novo coronavírus. "Todos serão vacinados, não há a necessidade de de se dirigir aos postos de saúde", reforçam as equipes de saúde.

A população do Bairro Boa Vista e do interior, da mesma forma, não deve se deslocar até os postos de saúde para se vacinar. Uma data será definida, quando as equipes da Secretaria de Saúde elaborarão uma estratégia de vacinação, isto é, se será em locais determinados ou a domicilio.

O influenza (gripe) gera a infecção do sistema respiratório, é altamente contagioso, podendo apresentar-se de uma forma leve ou grave, trazendo complicações à saúde das pessoas. Ela se transmite por meio de gotículas ao falar, espirrar ou tossir e também por objetos ou móveis contaminados por secreções. Pode ser evitada através da vacina, bem como através de práticas simples de higiene, como lavando as mãos e arejando o ambiente.

O público-alvo total de Teutônia representa 8.918 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas na terceira fase da campanha.

Durante o período de campanha, que segue até o dia 22 de maio, a vacina da gripe estará disponível somente para pessoas dos grupos prioritários. O Dia D será dia 9 de maio. Solicita-se que as pessoas apresentem, no momento da vacinação, o documento de identificação e a carteirinha de vacinação para colocar em dia as vacinas atrasadas. Para as gestantes, solicita-se também que apresentem o cartão da gestante.

Fases da vacinação

A vacinação contra a gripe terá as seguintes fases:

1ª Fase - 23 de março a 15 de abril - 3.873 pessoas
- Idosos (60 anos ou mais de idade) - vacinação domiciliar
- Trabalhadores da saúde

2ª Fase - 16 de abril a 8 de maio - 1.355 pessoas
- Professores das escolas públicas e privadas
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

3ª Fase - a partir do dia 9 de maio - 3.690 pessoas
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Puérperas
- Povos indígenas
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade
- Funcionários do sistema prisional
- Adultos de 55 a 59 anos de idade

Demais vacinas

As demais vacinas estão sendo aplicadas no posto volante montado junto ao pavilhão da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Redentor, no Bairro Canabarro. Já as do calendário das crianças até 12 anos estão sendo aplicadas no Posto de Saúde do Bairro Alesgut e no espaço onde funciona o Ambulatório de Atenção Básica no Bairro Canabarro. Lembrando que o atendimento do Ambulatório está sendo feito junto ao Centro Avançado de Saúde.

Santa Clara do Sul

Diante do cenário de disseminação do coronavírus e com o intuito de zelar pela vida da população, a Secretaria da Saúde de Santa Clara do Sul avisa que a imunização dos idosos com idade acima de 60 anos é feita a domicilio desde essa segunda-feira, 23.

Reforça-se a importância de os idosos permanecerem em casa e não se dirigirem à Unidade Básica de Saúde, tendo em vista que eles receberão a visita de uma equipe da saúde em suas residências. Além disso, recomenda-se que a população de modo geral atente à importância do isolamento social e evite ao máximo a circulação no posto de saúde como forma de prevenção à pandemia.

A Secretaria da Saúde também informa que desde a semana passada as visitas das agentes comunitárias de saúde estão suspensas temporariamente. As profissionais passaram a atuar na Unidade Básica de Saúde e auxiliarão nas visitas de vacinação contra a gripe que são feitas aos idosos. Quem necessitar da visita da agente comunitária para cadastro ou confecção do Cartão SUS poderá entrar em contato pelo telefone 3782-2266.

Marques de Souza

A campanha de imunização de idosos continua nesta quarta-feira. A equipe da Secretaria da Saúde estará nas praças do Centro para dar continuidade à imunização. O roteiro para atendimento das próximas localidades será informado nos canais de comunicação da prefeitura. Qualquer dúvida pode ser resolvida pelos telefones 3705-1051, 3705-1290 e 99926-8759.

Estrela

A Secretaria da Saúde informa que foi alterada a data da vacinação contra o influenza no Bairro Boa União. A imunização será sexta-feira, 27, das 13h30min às 17h, na Unidade Móvel, junto ao ginásio da Comunidade São Cristóvão. Não será como estava programado inicialmente.

A imunização iniciou segunda, 23, mas como o município recebeu somente 1.600 doses, não foram suficientes para atender todo o público-alvo desta primeira fase _ idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde _ e terminaram já no início da tarde. A previsão é de que uma nova remessa seja recebida na quinta, 26. Se for confirmada a entrega nesta data, na sexta reinicia a vacinação.

Comments

SEE ALSO ...