Colunistas

Bosques


Árvore ou floresta, o que você enxerga? No nosso cotidiano também é assim, podemos observar o indivíduo ou a comunidade, então por que existem bosques? E o que representa esse pequeno grupo de árvores, poderia simbolizar a família?

O autor Peter Senge, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology) propõe um método de pensamento sistêmico para abordagem de pensamentos. Confesso que acompanhei uma entrevista dele na TV, pesquisei também na internet e não consegui ver com clareza se ele está focando mais na questão ecológica ou nas filosofias de vida; individualistas a comunitárias.

Para tal será necessário ler um ou mais livros que Peter Senge escreveu, mas ainda não tive acesso, buscarei no futuro breve. O que pretendo discutir é se devemos plantar árvores solitárias ou agrupadas como bosques e florestas. Já venho falando há muito tempo que neste século iremos aprender a nos comunicar com os animais e as plantas. Bom, os animais já estamos mais próximos de nos entender, já as plantas nem tanto, embora o autor de que falo neste texto diga que as raízes são a conexão clara entre os seres vegetais. Daí a razão de não plantarmos árvores isoladamente e sim próximas, para não dizer juntas.

Por melhor que nós plantemos as árvores, não será tão bem quanto à regeneração de florestas de forma natural. Primeiro crescem os capins, na sequência pequenos arbustos, logo vem as árvores pioneiras para depois dar lugar a arborização definitiva, então sim, podemos dizer que temos uma floresta natural.

Já temos ensaios significativos nas beiras dos rios, nas margens dos rios, representado pelos corredores ecológicos ou matas ciliares. Estou sugerindo para loteadores, para moradores das cidades ou áreas urbanas que não plantem árvores em frente à casa, junto à rede pluvial com as instalações hídricas, nem junto às redes elétricas, e sim, definam no fundo da casa, e instituam um bosque, para ter sombra e quem sabe abrigar também mais pássaros e eventualmente outros animais silvestres.

Segundo o escritor Peter Senge, as árvores e a floresta serviram de base para um dos livros do autor que relacionou com a vida das pessoas e das comunidades. Árvores e florestas, curioso, não é!


Ito Lanius

Comments