Esporte

O Gre-Nal da meia-noite

Clássico 430 pode alterar a primeira colocação do Gauchão


PORTO ALEGRE | Na história centenária do Gre-Nal, que já rende tantas histórias, sempre há lugar para uma novidade. O inusitado do clássico 430, pelo Gauchão 2021, é que ele começará no sábado e só terminará no início da madrugada de domingo. A pedida da emissora que detém os direitos de transmissão do campeonato, o jogo, que ocorre na Arena, começará às 22h15min do Sábado de Aleluia e terminará já no Domingo de Páscoa.

Porém, valerá a pena atrasar a ida para a cama, pois o clássico é repleto de atrativos. Uma eles estará na casamata colorada, com o "batismo" de Miguel Ángel Ramírez como treinador do Internacional. Pela primeira vez, o espanhol experimentará a magia e força do clássico, com poder de endeusar e até de acabar com carreiras. Do outro lado, estará o veterano Renato Portaluppi, com sua história ligada ao clássico, primeiro como atleta e agora como treinador.

A longevidade do gremista pode ser mensurada por este dado: à frente do Grêmio desde 2016, o técnico já dirigiu seu time em 26 clássicos, com nove vitórias, 12 empates e quatro derrotas. Depois de 11 Gre-Nais sem perder, o Inter interrompeu a série invicta no Brasileirão de 2020, quando venceu por 2 a 1. O tira-teima desta edição será: Renato recupera a hegemonia ou Ramírez conhecerá o prazer de ganhar seu primeiro clássico.

Liderança

O clássico coloca em jogo também a liderança do Gauchão. O Inter entra em campo como líder isolado, com 17 pontos e se vencer, dispara na ponta. O Grêmio tem 14 e com uma vitória, se iguala ao rival, mas pula para a ponta de cima da tabela por ter vantagem nos critérios de desempate.

Os times

O feriadão de Páscoa será de trabalho e jogo para a dupla. Os treinadores aproveitarão os treinos para definir suas equipes. Como tem compromisso pela Libertadores da América na próxima quarta-feira, contra o Independiente de Valle, no Equador, Renato poderá até poupar alguns titulares. Ramírez também não costuma informar a formação que entra em campo. Como ele aproveitou os jogos do Estadual para observar seu elenco, os titulares deverão ser os que lhes provocaram a melhor impressão.

VAR

A arbitragem do clássico 430 contará com a tecnologia do Árbitro de Vídeo. Os custos de toda a equipe do VAR serão bancados pelo Grêmio, na condição de mandante.

Multa

O T.D.-RS condenou o Inter a pagar multa de R$ 10 mil, como punição por ter permitido a entrada do técnico Miguel Ángel Ramírez ao campo no jogo com o Piranga mesmo sem ter condições legais de trabalhar, pois seu nome não constava do BID da CBF.

Libertadores da América

Os potes para o sorteio da fase de grupos da Libertadores da América foram definidos nesta semana. O Grêmio caiu no pote 4 e o Inter, no 2, com possibilidade de haver um confronto entre os dois clubes gaúchos, caso o Tricolor se classifique.

Os potes
1 - Palmeiras, River Plate, Boca Juniors, Nacional-URU, Flamengo, Cerro Portenho, Olímpia e São Paulo
2 - Defensa y Justiçai, Inter, Atlético-MG, Independiente Santa Fé, Racing, LIDO, Universidade Católica e Barcelona-ÉQUA
3 - Vélez Sarsfield, Sporting Cristal, América de Cali, Fluminense, The Stones, Universitário, Desportivo Tahira e Argentinos Juniors
4 - Desportivo La Guairá, Union La Caleira, Always Riad, Rentistas, Atlético Nacional ou Libertada, Grêmio ou Independiente Del Valle, Junior Barranquilla ou Bolívar,
San Lorenzo ou Santos.

 

Comments