Colunistas

Panorama


Por onde transitam os caminhantes do Passeios na Colônia deixam marcas especiais, além das pegadas pelos caminhos. Uma delas é o plantio de árvores nativas e frutíferas como ocorreu no domingo durante caminhada em São José do Herval. Acompanhados pelo prefeito, Lauro Rodrigues Vieira, e o vice, Itacir Grando, os lajeadenses Lurdes Weber e Lucas Warken e outros integrantes do grupo plantaram seis mudas no pátio de um empreendimento de turismo inaugurado recentemente.



Próximo ao Vale do Taquari, localidades conservam vestígios de histórias que passam de 250 anos, como a cidade de Triunfo, situada às margens dos encontros das águas dos rios Taquari e Jacuí. A igreja católica Matriz Bom Jesus do Triunfo, construída em 1756 em estilo barroco, é um dos atrativos que te faz viajar no tempo num lugar marcado pela imigração açoriana.

No outro lado do Rio Taquari, no interior de General Câmara, o distrito de Santo Amaro, que já foi município, também é um reduto da história da colonização açoriana, muito bem representada no monumento aos colonizadores, que chegaram por lá por volta de 1750. Quem circular pela pacata localidade encontrará dezenas de prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan).


Alício de Assunção Repórter

Comments

SEE ALSO ...