Colunistas

Jardins internos: muito além da beleza


É possível criar um jardim dentro de casa ou apartamento, basta tomar alguns cuidados - Divulgação

Não tem quem não goste de uma bela área verde dentro de casa, não é mesmo? As plantas proporcionam uma experiência sensorial e acarretam no conforto estético e térmico, uma vez que absorvem dióxido de carbono e outros gases prejudiciais à saúde e ainda liberam oxigênio limpo para o ambiente. Algumas espécies transpiram gotículas de água que umedecem o ar, beneficiando a saúde, contribuindo para manter o foco e melhorando a respiração. Além disso, está comprovado que o contato com plantas ajuda a relaxar e diminuir o estresse.

Ao contrário do que muita gente pensa, é sim possível criar um jardim dentro de casa ou apartamento, basta tomar alguns cuidados para escolher as mudas ideais para cada ambiente. Além disso, o paisagismo para área interna - mesmo em lugares pequenos - é ideal para explorar a criatividade e aproveitar todos os espaços disponíveis, trazendo mais aconchego para o dia a dia.
 
Os jardins verticais são uma ótima escolha para trazer bem-estar e conforto ligados com a natureza. Perfeitos para ambientes que possuem pouco espaço, uma vez que ainda auxiliam no controle da temperatura. Para diminuir a manutenção e criar um aspecto agradável, podemos abusar do uso de seixos, pedras, cascas de pinus para criar um "piso" para esse jardim. Também exagerar nas plantas e arbustos, afinal a beleza não está só nas flores.
 
O interessante é diversificar a utilização e misturar várias espécies.
Uma grande dica que eu dou é investir naqueles "ambientes inutilizados". Sabe aquele cantinho que você sente que falta alguma coisa e não sabe o que fazer? Você pode optar por usar plantas e folhagens que não exijam muitos cuidados para otimizar sua rotina. Por exemplo, embaixo ou em torno das escadas são espaços ociosos e ótimos para serem explorados. E por que não transformar em um local de contemplação, criando um espaço de destaque para o ambiente?
 
Dicas
 
Dentre as plantas que podemos usar sem medo dentro de casa, vou destacar apenas algumas:
 
Samambaias - Gostam de solo úmido e ambiente com luz natural, mas sem exposição direta do sol. Um bom lugar para ela é pertinho de uma janela. 
 
Palmeira ráfia - Prefere locais iluminados, mas distantes do sol. Ideal manter afastada do ar-condicionado, pois pode queimar as pontas das folhas. 
 
Zamioculca - Se adapta muito bem a todo tipo de lugar e exige poucas iluminação e ventilação.

Bruna Zilio

Comments